Comprar ou vender?

Esperando o momento certo para entrar na Bolsa? Análise gráfica diz: “a hora é agora”

09 set 2019, 10:00 - atualizado em 09 set 2019, 10:34
No longo prazo, o Ibovespa continua em tendência de valorização (Imagem: Ralph Orlowski/Reuters)

O Ibovespa tem oscilado em torno dos 100 mil pontos há semanas e os investidores que deixaram o mercado quando o índice começou a cair, ou que ainda estavam fora da Bolsa, estão na expectativa de um sinal claro para voltar às compras.

Qual será o momento certo para retornar à Bolsa? Para a análise gráfica – avaliação com base em dados do mercado e não das empresas -, a hora é agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Mudou de lado”

José Castro e Mateus Fontanini, especialistas de investimentos da Inversa Publicações, explicam que, na quarta-feira passada (4), o Ibovespa “mudou de lado” com a melhora do cenário externo e interno.

Eles citam, em um relatório diário, a retirada do projeto de extradição em Hong Kong, a melhora na coalização do governo italiano, os dados positivos dos serviços chinês, o bloqueio do parlamento britânico de uma saída do bloco (Brexit) sem acordo e a nova rodada de conversas entre EUA e China na guerra comercial.

Por aqui, a aprovação da cessão onerosa – que resolve a partilha do petróleo extraído no pré-sal – e o avanço da reforma da previdência para o plenário do Senado também contribuíram.

Isso fez com que o índice levantasse voo e rompesse a resistência (101.500 pontos) na quinta-feira (5), fechando a semana cotado a 102.935 pontos.

“Com isso, o Ibovespa, que seguia em tendência de baixa, no curto prazo, passa a ter a sua tendência como indefinida, com viés de alta, e como nova resistência os 104.850 pontos”, explicam.

Longo prazo

Castro e Fontanini pontuam ainda que, no longo prazo, o Ibovespa continua em tendência de valorização, mesmo após ameaças de perder este “status” no final de agosto quando chegou a ser cotado aos 95.855 pontos.

No gráfico abaixo, o longo prazo é visto na linha azul (média móvel de 200 períodos):