AgroTimes

Espera dos contêineres em Santos está estável, sem complicar mais as exportações de alimentos

17 jun 2022, 11:17 - atualizado em 17 jun 2022, 11:33
Santos Brasil Exportações Contêineres Portos
Fluidez dos embarques de alimentos por contêiner melhora em Santos (Imagem: Reuters/Ronen Zvulun)

O fluxo da logística portuária de exportação é medido além do trânsito de navios. O tempo médio de permanência dos contêineres nos terminais é outro fator. Quanto menor, melhor.

Para o Brasil exportador de alimentos, as informações da plataforma global Project44 mostram um quadro promissor no maior porto brasileiro de contêiner, o Porto de Santos, por onde sai a maior parte das exportações de alimentos, como café, açúcar branco (cristal) e carnes, entre os principais.

Embora o maior volume dessa corrente de comércio brasileira seja embarcado a granel nos porões das embarcações – soja, milho e açúcar VHP (bruto) -, aqueles itens sofreram com atrasos desde o início da pandemia.

No levantamento da Project44, que abrange mais de 90% do tráfego mundial, e presta serviços a expedidores e operadores logísticos, o tempo de permanência em Santos dessas ‘embalagens’ de cargas para exportação se manteve estável em cinco dias em 2022.

“Dwell times mais curtos significam que os contêineres são deixados e recolhidos mais rapidamente [fast throughput], favorecendo as exportações”, explica Josh Brazil, VP de Supply Chain Insights.

Inclusive, lembrando informações do Cecafé, relativas a maio, foi notada melhora do fluxo de embarques do grão verde, mesmo num período de atrasos nos portos chineses com as restrições contra a covid.

Já em relação ao tempo de parada dos contêineres de importação, Santos tem desempenho ainda melhor, de acordo com Brazil.

Ficou em torno de dois dias.

Se isso mostra boa fluidez no que o País importa, não necessariamente influi nas exportações.

A explicação da Projetc44: “Os portos importam mercadorias diferentes das que exportam, e esses produtos vão para locais diferentes. As embarcações que deixam as importações não necessariamente pegam as exportações como saída”.

Logo, é normal a discrepância entre os tempos de permanência dos contêineres de importação e exportação”.

 

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook! 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar