Espanha tem aumento em taxa de Covid e recebe maior lote de vacina
A taxa de infecção de coronavírus da Espanha está acelerando, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, quando as autoridades receberam a maior leva de vacinas até o momento.
A taxa de infecção medida nos últimos 14 dias subiu para 163,4 casos para cada 100 mil habitantes, mais do que os 151,8 casos de sábado, e um aumento gradual do contágio em relação aos números mais baixos de março continuou a ganhar ritmo.
O chefe de emergências, Fernando Simón, confirmou que as infecções estão em alta em todo o país e que a pressão sobre o sistema de saúde começa a crescer.
Mas ele enfatizou que a taxa de crescimento continua muito mais branda do que nas ondas anteriores e que a Espanha está se saindo melhor do que países vizinhos.
Na França, onde o governo impôs um novo lockdown no final de semana para conter as infecções em ascensão, os casos novos aumentaram em quase 70 mil no domingo.
Já a Espanha relatou 10.360 casos desde sábado, o que eleva seu total a 3,3 milhões. A quantidade de mortes subiu 85 e chegou a 75.783.
“O que está decrescendo claramente é o número de mortes, o que tem muito a ver com a imunização dos idosos e dos mais vulneráveis”, disse Simón em uma coletiva de imprensa.
A Espanha recebeu 1,2 milhão de doses da vacina Pfizer-BioNTech nesta segunda-feira e receberá uma quantidade semelhante a cada semana durante abril, disse a ministra da Saúde, Carolina Darias, em outra coletiva de imprensa.