Espanha nega possíveis sanções dos EUA por laços do país com a Venezuela
O governo da Espanha disse que os Estados Unidos não estão avaliando nenhuma medida contra Madri devido aos laços financeiros e diplomáticos com a Venezuela.
O Ministério de Relações Exteriores disse que entrou em contato com autoridades dos EUA em Washington e com a Embaixada dos EUA em Madri depois da publicação de uma reportagem da Bloomberg News na quinta-feira, segundo a qual algumas autoridades do governo Trump estariam pressionando por sanções financeiras à Espanha.
Autoridades do Departamento do Tesouro dos EUA estariam avaliando medidas contra o banco central da Espanha e outras entidades onde o dinheiro da Venezuela está depositado, segundo pessoas a par do assunto.
Outros membros do governo dos EUA, no entanto, seriam contra impor sanções a uma aliada como a Espanha, um sinal de que não há consenso sobre o assunto.
O Ministério de Relações Exteriores da Espanha disse em comunicado na sexta-feira que, após conversas com autoridades americanas, Madri “está na posição de negar que tais medidas tenham sido consideradas”.
Segundo o comunicado, a Espanha e os EUA mantêm um relacionamento próximo e fluido e continuam a trabalhar juntos em prol do interesse comum de ambas as nações. O comunicado acrescenta que essa colaboração também é clara no caso da Venezuela, onde os dois países estão comprometidos com uma rápida resolução da crise atual.