Esfriou por aqui: após crise na Petrobras, clima das bolsas deve aliviar, mas nova chefia da estatal e balanço da Nvidia permanecem no radar
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
São Paulo é a cidade na qual a B3 está localizada. O clima paulistano, caso você não esteja familiarizado, não é dos mais amigáveis.
O céu é cinza na maior parte do tempo. Quando chove, a garoa é persistente, e os prédios altos e sisudos são pouco convidativos. Esses elementos garantem tal reputação. Não dá para dizer o contrário: quem está acostumado, até gosta.
E esta manhã relativamente mais fria na cidade combina com os próximos dias, que tem previsão de amenizar o calor que abateu os “paulistanianos” — desacostumados com o concreto quente — recentemente.
Não estou falando apenas do clima, mas da semana que se inicia nesta segunda-feira.
Veja, a semana que passou foi um verdadeiro sufoco atrás do outro. O principal evento foi a saída turbulenta do presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, fazendo a estatal brasileira perder cerca de R$ 34 bilhões em valor de mercado em um único dia.
Depois de sucessivos dias de perdas, o Ibovespa até encerrou a semana com leves ganhos.
Quem impediu uma queda foi o exterior: o Dow Jones renovou as máximas históricas após a inflação dos Estados Unidos.
E, depois dessa intensa semana, vem a calmaria. A temporada de balanços perde força, e a agenda de indicadores é relativamente mais esvaziada.
Para ser justo com os próximos dias, deve chamar a atenção o balanço da Nvidia, com a queridinha da tecnologia publicando seus resultados na próxima quarta-feira.
Também permanece no radar os desdobramentos da crise da Petrobras. O governo tenta emplacar o nome de Magda Chambriard para a chefia da estatal o quanto antes, porém os trâmites para isso podem demorar.
Nessa semana que o sol tenta aparecer entre as nuvens, o corpo de reportagem do Seu Dinheiro permanece atento a quaisquer mudanças de temperatura. Por isso, acompanhe a nossa cobertura de mercados Ao Vivo com as principais notícias do dia — seja ele ensolarado ou não.
O que você precisa saber hoje
INTERNACIONAL
Presidente do Irã morre em queda de helicóptero; aiatolá já decidiu quem será o sucessor. Além de Ebrahim Raisi, seu ministro das Relações Exteriores e mais 7 pessoas morreram no incidente, ocorrido no norte do Irã.
UNIÃO DA MODA
Fusão da moda: Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) acertam termos e condições para incorporação que criará gigante do varejo. De acordo com as informações mais recentes dos respectivos balanços, as empresas, juntas, faturam algo em torno de R$ 12,765 bilhões.
AINDA ATRATIVA
Onde investir na renda fixa em maio: bancos e corretoras recomendam Tesouro Direto, CDBs, LCAs e outros títulos isentos de IR. De títulos públicos a debêntures incentivadas, veja as indicações de Santander, XP e BTG na renda fixa para este mês.
DISPUTA JUDICIAL
Justiça de SP suspende embargo das obras do principal projeto da JHSF (JHSF3) após mais de um mês de paralisação. O relator do documento é Ruy Alberto Leme Cavalheiro, da 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente.
IR 2024
Os 5 principais erros na declaração de imposto de renda que podem te levar à malha fina. Omissões de rendimentos e erros na declaração de despesas de saúde estão entre os principais erros que podem levar o contribuinte à malha fina. Veja como evitá-los.
APÓS A TEMPESTADE
Colhendo os cacos do Inverno das Criptomoedas: plataforma de staking da Gemini deve começar a devolver ativos dos clientes neste mês. O anúncio foi feito após a Justiça aprovar o plano de recuperação judicial do Digital Currency Group (DCG).
Um forte abraço e boa segunda-feira!