Carteira Recomendada

Escolha de 19 analistas, Vale (VALE3) é a ação do momento; veja ranking de papéis queridinhos para o mês

07 nov 2023, 16:43 - atualizado em 07 nov 2023, 16:43
vale-vale3
Vale é um dos melhores nomes para se expor à reaceleração da atividade econômica, defende BTG (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Analistas continuam vendo oportunidade na Vale (VALE3). A ação foi novamente coroada o papel queridinho nas carteiras recomendadas mensais, conseguindo manter 19 indicações na atualização para novembro, mostra o novo levantamento do Money Times com base em relatórios de 26 instituições.

O BTG Pactual acredita que a Vale é um dos melhores nomes para se expor à reaceleração da atividade econômica na China. Isso porque a empresa se beneficia de preços de minério de ferro mais elevados, e a perspectiva é de que a commodity se mantenha em bons níveis (~US$ 120/tonelada) devido a uma demanda saudável por parte da indústria siderúrgica chinesa.

Além disso, após a divulgação dos números do terceiro trimestre, o banco prevê melhor momento operacional para a companhia ao longo do segundo semestre do ano.

“Estamos agora mais confiantes de que o fraco nível operacional da empresa ficou para trás e que a produção/vendas e o desempenho de custos deverão continuar melhorando no futuro”, completa.

Diante da volatilidade do mercado, o Inter Research optou por reduzir a exposição de sua carteira a ativos ligados à economia doméstica e aumentar a fatia das exportadoras. Na avaliação do time de análise, a estabilização da economia chinesa pode beneficiar as mineradoras, o que explica a inclusão de Vale no portfólio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Vale a pena ter as ações de uma das maiores pagadoras de dividendos do ano? Veja a recomendação do analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (7), é só clicar aqui:

Bancão está no encalço

O Itaú (ITUB4) é a segunda ação mais citada nas carteiras mensais, com 18 recomendações de diferentes instituições.

Para o BB Investimentos, o Itaú, dentro do setor bancário, representa uma alocação de alta qualidade e de baixo risco.

De acordo com o banco, o perfil equilibrado de mix de crédito, dividido entre perfis PF, PJ, Grandes Empresas e Varejo Alta Renda, aliado ao bom ritmo de expansão de receitas em serviços, atribui ao Itaú um caráter de resiliência importante para atravessar o cenário macroeconômico atual.

“Além disso, enxergamos o Itaú como o nome de maior destaque entre os grandes bancos de varejo brasileiros no contexto da vanguarda de digitalização e novos rumos do setor bancário tradicional”, diz o BB.

Prio (PRIO3), presente em 15 carteiras no mês, completa o pódio. Para o Safra, ações de empresas júniores de petróleo ficaram “relativamente mais atrativas” após a performance acumulada no ano da Petrobras (PETR4).

“A Prio seria o principal nome dentre elas. A empresa conta com um bom histórico de execução e de alocação de capital, é a mais líquida e está negociando a um valuation bastante atrativo”, defende.

Empresa Indicações
Vale 19
Itaú Unibanco 18
Prio 15
Equatorial 9
BB Seguridade 8
Petrobras 7
Weg 7
Eletrobras 6
Multiplan 6
Copel 6
JBS 6

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 26 instituições. Para novembro, foram indicadas 87 ações, somando 264 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva InvestimentosBB Investimentos, Benndorf, BTG Pactual, CM CapitalElevenEmpiricus Research, Genial InvestimentosGuide Investimentos, Inter Research, Itaú BBALevanteMirae Asset, MyCap, Modal Mais, Nova Futura, ÓramaPlanner, RB Investimentos, Banco SafraSantanderTerra Investimentos, XP Investimentos, Warren e PagBank.