Escalada tarifária da China é um grande erro, afirma secretário do Tesouro dos EUA

As negociações tarifárias dos Estados Unidos são resultado de solicitações de outros países e não das perdas nos mercados financeiros e a escalada da China é um grande erro, disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta terça-feira.
“Acho que foi um grande erro essa escalada chinesa”, disse Bessent em uma entrevista à CNBC. “Somos o país deficitário. Então, o que perdemos se os chineses aumentarem as tarifas sobre nós? Exportamos para eles um quinto do que eles exportam para nós. Portanto, essa é uma mão perdedora para eles.”
O presidente Donald Trump se envolverá pessoalmente nas negociações comerciais, disse Bessent.
- Bolsas globais tentam recuperação após o caos da guerra comercial: Acompanhe o que mexe com o Ibovespa hoje no Giro do Mercado desta terça-feira (8)!
“Tudo está sobre a mesa”, disse Bessent quando questionado se a União Europeia precisa reduzir as barreiras não tarifárias, incluindo impostos sobre valor agregado.
Os Estados Unidos verão o que seus parceiros comerciais oferecem, disse ele, citando um acordo de energia no Alasca que o Japão e a Coreia do Sul manifestaram interesse em financiar.
“Portanto, essa poderia ser uma alternativa para que apresentem essa proposta, pois além de gerar muitos empregos norte-americanos, reduzirá o déficit comercial”, disse Bessent.