Escalada comercial da China é lamentável e derrota para eles, diz secretário de Tesouro dos EUA

A decisão da China de impor tarifas retaliatórias de 84% contra os Estados Unidos é lamentável e uma proposta perdedora para Pequim, disse o secretário de Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta quarta-feira (9).
“Acho lamentável que os chineses realmente não queiram vir e negociar, porque são os piores infratores no sistema de comércio internacional”, declarou Bessent em entrevista à Fox Business Network.
Bessent afirmou que os aliados queriam discutir como reequilibrar as políticas comerciais da China em conversas com autoridades norte-americanas.
“Essa é a grande vitória aqui. Os EUA estão tentando se reequilibrar em direção a mais manufatura. Os chineses precisam se reequilibrar em direção a mais consumo”, disse ele.
- China revida tarifaço de Trump e tensão comercial aumenta: quais são os riscos? Confira análise completa do cenário geopolítico atual no Giro do Mercado de hoje:
Bessent também alertou Pequim contra a tentativa de desvalorizar sua moeda como forma de responder às novas tarifas.
“Se a China começar a desvalorizar, isso será um imposto sobre o resto do mundo e todos terão que continuar aumentando suas tarifas para compensar a desvalorização. Portanto, eu faço um apelo para que não façam isso e se sentem à mesa”, disse Bessent.
Ele não descartou a retirada de ações chinesas das bolsas norte-americanas, afirmando que todas as opções estão em pauta.