Internacional

Escalada comercial da China é lamentável e derrota para eles, diz secretário de Tesouro dos EUA

09 abr 2025, 9:49 - atualizado em 09 abr 2025, 9:49
EUA e China tarifas
EUA não descarta a retirada de ações chinesas das bolsas norte-americanas (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

A decisão da China de impor tarifas retaliatórias de 84% contra os Estados Unidos é lamentável e uma proposta perdedora para Pequim, disse o secretário de Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta quarta-feira (9).

“Acho lamentável que os chineses realmente não queiram vir e negociar, porque são os piores infratores no sistema de comércio internacional”, declarou Bessent em entrevista à Fox Business Network.

Bessent afirmou que os aliados queriam discutir como reequilibrar as políticas comerciais da China em conversas com autoridades norte-americanas.

“Essa é a grande vitória aqui. Os EUA estão tentando se reequilibrar em direção a mais manufatura. Os chineses precisam se reequilibrar em direção a mais consumo”, disse ele.

Bessent também alertou Pequim contra a tentativa de desvalorizar sua moeda como forma de responder às novas tarifas.

“Se a China começar a desvalorizar, isso será um imposto sobre o resto do mundo e todos terão que continuar aumentando suas tarifas para compensar a desvalorização. Portanto, eu faço um apelo para que não façam isso e se sentem à mesa”, disse Bessent.

Ele não descartou a retirada de ações chinesas das bolsas norte-americanas, afirmando que todas as opções estão em pauta.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar