Internacional

Erdogan diz que volatilidade do mercado não reflete realidade econômica da Turquia

24 mar 2021, 8:41 - atualizado em 24 mar 2021, 8:41
“Provamos que somos resistentes a todos os tipos de choques com nossa disciplina fiscal e compromisso com a economia de mercado”, disse Erdogan (Imagem: REUTERS/Yves Herman//File Photo)

A recente volatilidade nos mercados financeiros não reflete a realidade da economia local e os investidores internacionais devem manter sua confiança na Turquia, disse o presidente do país, Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira.

Os turcos que mantêm moedas estrangeiras e ouro em casa deveriam investi-los em instrumentos financeiros, levando-os para a economia e a produção, disse ele em um discurso em um congresso de seu Partido AK, que está no poder.

“A volatilidade do mercado nos últimos dias não reflete os fundamentos, a dinâmica, o potencial e o futuro da economia”, disse o presidente.

O valor da lira caiu, as ações despencaram e os rendimentos dos títulos dispararam após a decisão surpresa de Erdogan, anunciada no fim de semana, de substituir o presidente do banco central por um crítico da política monetária apertada. A lira caía para 8,0 por dólar nesta quarta-feira, deixando as perdas desde sexta-feira em cerca de 10%.

“Provamos que somos resistentes a todos os tipos de choques com nossa disciplina fiscal e compromisso com a economia de mercado”, disse Erdogan.

Ele acrescentou que a economia vai melhorar com base no investimento, produção, emprego e exportações.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar