Internacional

Erdogan diz à Suécia e a líderes da Otan que a Turquia aguarda próximas medidas das nações nórdicas

25 jun 2022, 13:31 - atualizado em 25 jun 2022, 13:31
Finlândia e da Otan
A Suécia e a Finlândia solicitaram adesão à Otan em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O presidente Tayyip Erdogan disse aos líderes de Otan e Suécia neste sábado que os países nórdicos devem agora tomar medidas vinculativas para cobrir as preocupações da Turquia e encerrar a oposição turca às propostas de adesão das nações nórdicas ao bloco militar, informou a mídia estatal turca.

A Suécia e a Finlândia solicitaram adesão à Otan em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Mas Ancara surpreendeu os aliados ao se opor às propostas alegando que Estocolmo e Helsinque apoiam militantes curdos como o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e mantêm embargos de armas à Turquia. Ele quer reversões em ambas as frentes.

Em uma ligação, Erdogan disse à primeira-ministra sueca Magdalena Andersson que a Turquia quer ver as “aplicações concretas e claras dos compromissos vinculativos que a Suécia fará” antes de apoiar a adesão, informou a agência Anadolu.

No Twitter, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, descreveu sua ligação com Erdogan como boa e disse que ele e o chefe de Estado turco concordaram em continuar as negociações sobre as propostas de adesão dos países nórdicos em uma cúpula da Otan em Madri nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!