‘Equívocos’ de Donald Trump criarão oportunidades para o Brasil, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (10) estar confiante de que os “equívocos” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vão gerar oportunidades para o Brasil, incluindo a possibilidade de queda dos preços dos combustíveis.
“Estou muito confiante que essa ‘bravataria’, esses equívocos que comete o presidente Trump nas relações com o mundo vão gerar muitas oportunidades para o Brasil e uma delas, que já está muito presente, é a possibilidade de reduzir preço de combustíveis, que é fundamental para o ciclo virtuoso”, afirmou em um evento no Rio de Janeiro.
O petróleo Brent, importante referência para a precificação de combustíveis, caiu de um patamar de cerca de US$ 75 por barril para cerca de US$ 63 desde que Donald Trump anunciou, em 2 de abril, um tarifaço que gerou retaliações por vários países e levantou temores de analistas de mercado sobre uma possível recessão global, com impactos na demanda pela commodity.
Mesmo após o anúncio de uma pausa de 90 dias nas tarifas, o que contribuiu com uma breve recuperação dos preços, o Brent era negociado no início da tarde desta quinta (10) com uma queda de 4%.
- Bolsas americanas dão maior salto em anos com pausa de tarifas de Donald Trump. Confira a análise completa do cenário dos mercados globais no Giro do Mercado de hoje: