Saúde

Equipe da Anvisa finaliza inspeção na China na farmacêutica Sinovac

04 dez 2020, 15:47 - atualizado em 04 dez 2020, 15:47
Coronavac
A agência esclareceu ainda que a conclusão dessa etapa do processo ocorrerá com a emissão do relatório de inspeção pela equipe de inspetores designados pela Anvisa (Imagem: REUTERS/Thomas Peter)

Uma equipe de inspetores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou nesta sexta-feira o processo de inspeção presencial na China da empresa Sinovac, fabricante da vacina CoronaVac e parceira do Instituto Butantan na elaboração do imunizante, informou o órgão regulador.

A atividade que ocorreu entre o dia 30 de novembro e esta sexta tinha por objetivo verificar as boas práticas de fabricação da farmacêutica, um dos requisitos para um eventual registro futuro da vacina.

A agência esclareceu ainda que a conclusão dessa etapa do processo ocorrerá com a emissão do relatório de inspeção pela equipe de inspetores designados pela Anvisa, após a apresentação de informações adicionais decorrentes da inspeção a serem enviadas pelo Butantan.

Segundo o órgão, a previsão é de que a Certificação em Boas Práticas de Fabricação seja concedida entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro.

Essa vacina, que no Brasil está sendo desenvolvida pelo governo paulista, tem sido alvo de embate entre o governador do Estado, João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro.

Na próxima semana, a equipe da agência vai realizar o processo de inspeção também na China da Wuxi Biologics, que é produtora dos insumos utilizados pela vacina da AstraZeneca, que no Brasil será produzida por Fiocruz/Bio-Manguinhos.

Esse imunizante, que é desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford, é a principal aposta do governo federal para a imunização contra Covid-19, uma vez que foi firmado acordo para compra do imunizante e futura transferência de tecnologia para produção nacional.