Equinor e SSE obtêm contrato no Reino Unido para maior parque eólico offshore do mundo
A Equinor e a britânica SSE venceram um leilão para a construção de três usinas eólicas na costa do Reino Unido, que segundo a petroleira norueguesa formarão juntas o maior projeto desse tipo no mundo.
Assim como outras petroleiras europeias, a Equinor está desenvolvendo seus negócios de renováveis, com foco na eólica offshore devido à sua experiência como operadora de plataformas de petróleo no mar.
“O sucesso de nossas propostas para o maior projeto eólico offshore do mundo representa uma virada em nosso negócio eólico offshore e apoia o desenvolvimento da Equinor como uma companhia de energia em um sentido mais amplo”, disse o CEO da Equinor, Eldar Saetre em nota.
As três usinas eólicas em Dogger Bank, um banco de areias em área rasa na costa leste da Inglaterra, fornecerão até 3,6 gigawatts em eletricidade, o suficiente para abastecer 4,5 milhões de residências britânicas. O complexo deve demandar investimentos totais de cerca de 11,3 bilhões de dólares entre 2020 e 2026, disse a Equinor.
Os sócios planejam tomar uma decisão final sobre o investimento em 2020, e o projeto deve começar a gerar energia em 2023, acrescentou a empresa.
A Equinor e a ESS conquistaram o contrato como parte de um leilão promovido por autoridades britânicas que registrou um recorde, ao estabelecer o menor nível já registrado de subsídios para 12 projetos renováveis.
Em julho, a Equinor há havia conquistado o direito de construir duas grandes usinas eólicas offshore para o Estado norte-americano de Nova Iorque.