Internacional

Enviados da UE esperam acordo comercial do Brexit em dias e Reino Unido vê progresso

03 dez 2020, 9:07 - atualizado em 03 dez 2020, 9:07
Reino Unido Londres Europa Recessão
O Reino Unido deixará a órbita da UE em 31 de dezembro, quando um período de transição de adesão informal chega ao fim, após sua saída oficial em janeiro passado (Imagem: Unsplash/@angelacompagnone)

Diplomatas da União Europeia disseram nesta quinta-feira esperar que um acordo comercial do Brexit com o Reino Unido seja fechado até sexta-feira ou no fim de semana, e autoridades da UE afirmaram que os negociadores devem revisar o progresso nos próximos dois dias.

Um ministro britânico disse acreditar que “um bom progresso” está sendo feito nas negociações, mas advertiu que Londres não assinará um acordo que não seja de seu interesse.

O Reino Unido deixará a órbita da UE em 31 de dezembro, quando um período de transição de adesão informal chega ao fim, após sua saída oficial em janeiro passado, e os dois lados estão tentando garantir um acordo para administrar quase 1 trilhão de dólares em comércio anual.

A sugestão de vários funcionários da UE de que os negociadores irão em breve rever o progresso geral é amplamente vista como um sinal positivo após semanas de impasse em três questões principais — pesca, “fair play” econômico e resolução de disputas.

Três diplomatas da UE disseram esperar que os negociadores — Michel Barnier da UE e David Frost do Reino Unido — possam fechar um acordo na sexta-feira ou no fim de semana, sinalizando que as próximas 24 a 48 horas serão cruciais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar