Internacional

Enviado dos EUA diz não haver hostilidade contra Coreia do Norte e encontra aliados da Ásia

14 set 2021, 11:14 - atualizado em 14 set 2021, 11:14
Sung Kim
“Os Estados Unidos não têm intenções hostis contra a RPDC”, disse o enviado norte-americano para a Coreia do Norte, Sung Kim (Imagem: David Mareuil/Pool via REUTERS)

Os Estados Unidos não têm intenções hostis contra a Coreia do Norte e esperam que o país reaja positivamente a ofertas de conversas sobre suas armas nucleares e seus programas de mísseis balísticos, disse um enviado norte-americano nesta terça-feira ao se encontrar com aliados da Ásia.

A reunião entre autoridades de alto escalão de EUA, Japão e Coreia do Sul sobre maneiras de acabar com um impasse com a Coreia do Norte decorrente das ambições nucleares daquele país ocorreu um dia depois de a Coreia do Norte anunciar que testou um novo míssil de cruzeiro de longo alcance.

“Os Estados Unidos não têm intenções hostis contra a RPDC”, disse o enviado norte-americano para a Coreia do Norte, Sung Kim, nos comentários de abertura das conversas em Tóquio, referindo-se ao país pelas iniciais de seu nome oficial, República Popular Democrática da Coreia.

“Esperamos que a RPDC reaja positivamente a nossas múltiplas ofertas de reuniões sem precondições.”

A Coreia do Norte já realizou seis testes com armas nucleares e desenvolve mísseis balísticos intercontinentais capazes de alcançar os EUA, provocando temores de um confronto militar e desencadeando sanções internacionais.

O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, diz que explorará a diplomacia para atingir a meta da desnuclearização completa da Coreia do Norte, mas que não tentará barganhar com seu líder Kim Jong Un.

Pyongyang diz não ver sinais de mudanças na política norte-americana, citando temas como sanções e os exercícios militares conjuntos entre EUA e Coreia do Sul, que diz serem preparativos para uma guerra da qual será o alvo.