BusinessTimes

Entrevista: Plano para a saúde? Essa é a aposta do Qsaúde para bater de frente com os gigantes da área

12 mar 2021, 9:07 - atualizado em 12 mar 2021, 9:57
(Imagem: Site/Qsaúde)

Plano de saúde ou plano para a saúde? Essa é a grande questão que o Qsaúde, empresa do mesmo criador da Qualicorp (QUAL3), traz para o consumidor.

A companhia, que foi lançada em outubro de 2020, em meio a pandemia do coronavírus, tem como propósito trazer de volta a ideia de um médico de família, que acompanha o paciente em toda a sua jornada, sabe seus antecedentes e pré-disposições e assim, consegue dar o tratamento ideal para cada individuo.

Assim, a Qsaúde trabalha com cinco tipos de planos individuais, sendo eles o Qconforto, Qconforto plus, Qdemais, Qtop e Referência, nos quais é possível ter acesso a hospitais como Albert Einstein, Oswaldo Cruz, Santa Catarina e laboratórios como Salomão Zoppi, Delboni Auriemo e Lavoisier. Os seus valores iniciam em R$ 246.

Sabendo disso, o Money Times entrevistou o vice-presidente Executivo do Qsaúde, Anderson Nascimento para entender um pouco mais sobre a empresa e suas perspectivas para 2021.

Uma das vantagens que a empresa traz é dar a possibilidade de contratação de planos individuais, coisa que não é possível em muitas empresas de planos de saúde (Imagem: Divulgação/Qsaúde)

Entrevista:

1 – Como foi criado o Qsaúde e qual é o seu objetivo principal? 

O Qsaúde foi lançado em 18 de outubro do ano passado, depois de dois anos de estudos de diversos modelos pelo mundo para concepção e planejamento. A empresa surgiu da percepção de que os brasileiros precisavam de uma opção de plano de saúde que efetivamente tivesse como princípio a gestão da saúde dos clientes.

Temos os médicos de família da Clínica Einstein e uma rede de atendimento de excelência, com os melhores hospitais do Brasil na capital paulista. Escolhemos a modalidade de plano individual – escassa no mercado -, que oferece mais previsibilidade para o consumidor porque tem o reajuste anual regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Então, chegamos ao mercado com a proposta de ser um plano para a saúde. No Qsaúde, o histórico de saúde de cada cliente fica sempre disponível em todos os atendimentos. Além disso, temos programas de prevenção e os Guias Q, time de profissionais de enfermagem, que cuidam de perto da saúde do cliente. 

2 – De que forma a empresa consegue ser rentável com os preços reduzidos e tantos hospitais conhecidos em parceria? 

O nosso modelo é sustentável justamente porque atuamos na gestão de saúde do cliente.  Sabemos que é possível otimizar custos para a operadora, evitando desperdícios, garantindo atendimento seguro e de qualidade a partir da coordenação do cuidado, com foco na atenção primária de saúde e com o cuidado contínuo, acolhedor e personalizado dos médicos de família da Clínica Einstein.

Esses são responsáveis pela integração e acompanhamento de todo o histórico do cliente. Isso evita a realização de exames desnecessários, o que, muitas vezes, expõe o cliente ao risco, além de prevenir o agravamento de condições pré-existentes, muitas vezes comum quando não se tem um acompanhamento contínuo de um médico que realmente conheça o paciente de forma integral. 

3 – Com os altos reajustes dos grandes grupos de plano de saúde, vocês acreditam que as pessoas estão substituindo seus planos por novidades como o Qsaúde? Como vocês enxergam essa mudança de comportamento?  

A falta de previsibilidade do valor dos reajustes – uma vez que as opções disponíveis em maior quantidade no mercado de saúde suplementar são planos coletivos, ou seja, que não têm o valor regulado pela ANS – é uma das razões para a busca por outros modelos.

Além disso, percebemos que o modo de tratamento oferecido por essas operadoras, já não atende completamente os consumidores, que querem mais do que um plano de saúde que somente pague a conta quando necessário.

Em um momento no qual a saúde ganha tanto destaque, há o desejo de maior segurança e acolhimento, que deve ser proporcionado pelos profissionais aos clientes. E essa é a proposta do Qsaúde: acompanhar seus clientes em toda a sua jornada de saúde, monitorando, acolhendo e entregando programas que promovam uma melhor qualidade de vida. 

4 – Tendo em vista que a empresa é do criador da Qualicorp, Jose Seripieri Filho, a expectativa é um crescimento exponencial semelhante ao da companhia? 

José Seripieri Junior é um dos principais empresários do setor de saúde suplementar no Brasil. Atua há 34 anos com planos de saúde e é um profundo conhecedor do mercado e de suas necessidades.

Por isso, traz não só essa expertise para o Qsaúde como implementa um novo modelo para atender anseios do consumidor por mais cuidado e prevenção com um modelo mais sustentável.

Quanto à expectativa de crescimento, na confecção da nossa rede, tivemos a atenção em contar com parceiros de excelência e com capacidade de atendimento em larga escala. Ou seja, usamos a infraestrutura consolidada de grandes instituições de saúde para o atendimento dos nossos clientes, não limitando o nosso crescimento. Estamos solidificando nossas operações na capital paulista e do modelo proposto para, então, considerar uma expansão. 

5 – Quais foram os maiores desafios da companhia em 2020 e quais são as perspectivas para 2021? 

Em 2020, ter saúde ser tornou ainda mais importante para população. Nosso desafio no ano que passou foi de colocar em funcionamento uma empresa voltada a proporcionar cuidado integral e contínuo dos seus clientes. O mundo está mudando e é natural que a relação dos consumidores com os planos de saúde também mude.

Em 2021, estamos focados em investir muito em tecnologia e em proporcionar um atendimento cada vez mais ágil, acolhedor e humanizado. Pretendemos expandir nossos negócios e aprimorar o produto para que a entrega seja de um serviço cada vez melhor. Somos um plano para a saúde que protagoniza um novo modelo de cuidado.