BusinessTimes

Entrevista com CEO: Entenda por que Squid pode ser considerada a maior aquisição da Locaweb

06 out 2021, 14:37 - atualizado em 06 out 2021, 18:16
Edifiício sede da Locaweb
O CEO da Locaweb, Fernando Cirne, disse que consegue integrar a Squid com todos os negócios do ecossistema da companhia (Imagem: Divulgação/Locaweb)

A Squid foi a maior aquisição que a Locaweb (LWSA3) já fez – não em termos de valor da transação, mas em potencial de geração de receita, de acordo com o CEO Fernando Cirne.

Cirne disse ao Money Times que a Squid é um “diamante a ser lapidado”, com um tremendo potencial de crescimento. Basta ver a receita anual recorrente (ARR) da empresa, superior a R$ 100 milhões (e com crescimento de triplo dígito em 2021).

“Isso é muito alto. Foi a maior aquisição que a gente fez. Percentualmente, é muito importante o volume da Squid para a Locaweb”, defendeu o CEO.

PMEs, o público-alvo da vez

Cirne comentou que a integração da Squid no ecossistema da Locaweb vai beneficiar ambos os lados, até porque as duas empresas têm um objetivo principal em comum: levar suas operações aos PMEs (pequenas e médias empresas).

“A gente fala de democratizar. E não só democratizar a plataforma da Squid, mas democratizar os influenciadores. Eles querem chegar em clientes menores. Precisamos também. Então, a gente vai estar ajudando o mercado com isso”, explicou.

Felipe Oliva, CEO da Squid, também conversou com o Money Times. Segundo ele, a Squid tinha um desafio muito grande para fazer sua plataforma crescer entre PMEs. Por isso, achou mais fácil integrar as operações com a Locaweb.

Felipe Oliva, CEO e cofundador da Squid (Imagem: Divulgação/Locaweb)

“Com todo o ecossistema e a autoridade que eles [Locaweb] construíram com PMEs, é muito mais simples a Squid se integrar ao ecossistema para conquistar clientes do que sozinha”, afirmou Oliva.

E a categoria de Creators Economy só vem crescendo. Oliva destacou que está previsto crescimento anual de 30% para o mercado nos próximos anos. No Brasil, como o uso de redes sociais é ainda mais forte, dá para ficar bastante otimista.

“Esse mercado é muito novo. Cresce, é dinâmico. Eu enxergava muita oportunidade que eu não conseguia pegar sozinho. Aqui, a gente vai conseguir abrir todas essas frentes. Cada integração é uma linha de receita nova que faz a empresa crescer. São várias unidades de negócio novas que vão surgir, várias integrações legais, e isso vai impactar no funcionamento da companhia”, completou.

Integração

O CEO da Locaweb disse que consegue integrar a Squid com todos os negócios do ecossistema da companhia, o que significa que as sinergias previstas são muito altas.

Ele integra com cliente de hospedagem, de e-commerce, de aplicativo de restaurante… A gente vê sinergia com todos os 600 mil clientes da Locaweb”, comentou Cirne. “Não é uma simples troca de base de clientes. Isso pode acontecer também. Mas é mais do que isso. A gente fala de integração em painel de controle, em checkout… A gente quer colocar a Squid em todos os standpoints dos nossos clientes”.

Um ponto importante que Cirne destacou – e sustenta o que Rafael Chamas, CFO da Locaweb, disse em entrevista para o Money Times – é que a cultura tem muito peso na hora da compra.

Fernando Cirne, CEO da Locaweb (Imagem: Divulgação/Locaweb)

“A Locaweb, quando traz uma empresa, traz não só produtos, mas pessoas. Você pode ver: os diretores da Locaweb são fundadores de outras empresas. Comprar empresa significa trazer pessoas que são os futuros líderes da Locaweb”, concluiu.

O que dizem os analistas?

O anúncio da aquisição foi bem recebido pelos analistas. Tanto a XP Investimentos quanto o Itaú BBA comentaram que a transação reforça a estratégia da companhia, que continua buscando consolidar seu ecossistema. Com a Squid, a Locaweb fortalece seu portfólio de social commerce/live commerce.

Enrique Motta, do time de research do Itaú BBA, destacou que a Squid é a segunda maior aquisição da Locaweb desde o IPO em termos de valor da transação, perdendo apenas para Bling, adquirida por R$ 524,2 milhões. O preço a que a Squid está sendo comprada é atrativo, considerando o grande desconto das ações da Locaweb.

“Atualmente, vemos as ações da Locaweb sendo negociadas a EV/vendas (valor da empresa sobre vendas) de 13,7 vezes para 2021 e 10,8 vezes para 2022, um desconto pesado quando comparado com outros provedores de plataformas de e-commerce, como VTEX, Shopify e BigCommerce”, afirmou Motta. O Itaú reforçou a Locaweb como uma das suas top picks no setor de tecnologia, bem como a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) e o preço justo de R$ 33,10.

A XP, que vê espaço para mais aquisições se materializarem nos próximos meses, além de uma maior consolidação do mercado, reiterou a compra da ação da companhia, com preço-alvo de R$ 32.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.