CryptoTimes

Entrevista: analista entrega 170% de lucro com bitcoin e criptomoedas em 3 meses

26 abr 2021, 21:01 - atualizado em 27 abr 2021, 13:44
André Franco
André Franco: o retorno superou a alta do bitcoin no mesmo período, de cerca de 120% em reais (Imagem: Youtube/Empiricus)

Quem seguiu as recomendações de André Franco ganhou até 170% no primeiro trimestre de 2021. A carteira Exponencial Coins, especializada em criptomoedas, foi a campeã de rentabilidade da Empiricus entre janeiro e março (conheça aqui), seguida da série Cripto Legacy (163%).

O retorno superou a alta do bitcoin no mesmo período, de cerca de 120% em reais. E ganhou de lavada da bolsa de valores – no trimestre, o Ibovespa recuou 2%.

Mas, afinal, a que se deve esse retorno tão positivo?

Para explicar o que está por trás do rendimento da carteira, convidei o André Franco para um bate-papo. Além de falar do resultado, ele também compartilhou sua perspectiva para o bitcoin e as criptomoedas daqui para frente.

Dê o play no vídeo abaixo para conferir o bate-papo.

Se preferir, continue comigo. A seguir, trago os principais trechos da entrevista com André Franco e te mostro como você consegue ganhar até R$ 100 para investir em criptomoedas.

O que explica a alta de 170% na sua carteira de criptomoedas?

André: Estamos vivendo um bull market no mercado cripto e isso se traduz nas minhas carteiras aqui na Empiricus. O que justifica esse resultado é justamente o entendimento do ciclo e entender que é um momento em que vale tomar mais risco para obviamente ter mais retorno, aproveitando toda essa pernada de alta.

O resultado do Bitcoin foi excelente, mas as suas carteiras foram ainda melhores Como que você conseguiu um lucro acima da média?

André: O bitcoin representa 60%, 70% de todo mercado. Então se ele está em ascendência, ele vai puxar todo o mercado. Você sabe que se o bitcoin subir, boa parte das altcoins vai subir mais ainda. O resultado da carteira foi acima da valorização justamente por essa diversificação. As carteiras têm moedas que se beneficiam muito mais que o bitcoin em um ciclo de alta.

Ainda vale comprar criptomoedas ou a alta já passou?

André: Vale sim. Só agora os grandes investidores estão começando a entender o potencial das criptomoedas. O que podemos ver é uma espécie de “FOMO Institucional”, que seria o Fear Of Missing Out, o medo de perder oportunidade, dos investidores institucionais.

Franco disse que ainda vale a pena comprar criptomoedas (Imagem: Youtube/Empiricus)

Ou seja, podemos ver um movimento de fundos de investimento comprando cripto para não correr o risco de ficar fora desse crescimento. Isso pode ser uma oportunidade para uma alta de curto prazo.

E, no longo prazo, o que temos é a perspectiva de uma classe de ativos que acabou de atingir a marca dos dois trilhões de dólares. Eu acho que isso pode chegar até cem trilhões de dólares numa consolidação final.

O que estamos vendo hoje nas criptomoedas é similar ao nascimento da internet nos anos 90. O bitcoin é o que foi o e-mail na década de 90. Mas a big picture é muito maior. O benefício das criptomoedas e do blockchain é comparável ao da internet

O curto e o longo prazo estão apontando para tendências positivas. Esse alinhamento é uma grande oportunidade de investimento em criptoativos.

Um tema que ganha relevância é sobre os criptoativos DeFi, que é uma sigla em inglês para “finanças descentralizadas”. Você enxerga oportunidade nesse segmento?

Os primeiros projetos que surgiram nessa vertente são de 2018. A ideia de finanças descentralizadas é trazer todos aqueles mecanismos de finanças, que são centralizados por bancos e outras instituições financeiras, para dentro da blockchain. A vantagem é tirar o intermediário. Esse é o macro da ideia de finanças descentralizadas.

A gente acredita que isso pode ser o próximo passo do mercado cripto. Na minha opinião, as oportunidades que estão se apresentando em finanças descentralizadas são até maiores do que as do bitcoin. 

“A gente acredita que isso pode ser o próximo passo do mercado cripto”, disse o analista (Imagem: Unsplash/executium)

Exatamente por isso a Vitreo lançou um fundo de finanças descentralizadas focado única e exclusivamente nessa vertente DeFi (veja aqui mais informações). É um fundo para você investir hoje para resgatar daqui a três a cinco anos. O risco é maior, mas a oportunidade também é gigantesca.

Qual o seu conselho para quem deseja começar agora a investir em criptomoedas? 

Eu tenho uma regra macro que eu acho que todo mundo deveria seguir. É a regra de compras parciais, ou seja, comprar aos poucos. Fizemos alguns estudos que mostram o seguinte:

  • se você faz compras parciais durante um ano, a chance de você ter lucro nesse período nominal é de 84%.
  • Se você estende esse período para 24 meses, a chance de você ter lucro é de 99%.
  • Se você estica para 36 meses, a sua chance de estar no lucro é de 100%.

Existem diferentes estratégias para trabalhar. Mas se você não tem nenhum dinheiro investido em cripto, já passou da hora de você ter. Se você consegue investir 1% do seu portfólio nisso, então invista. No pior cenário, isso vai a zero e você perde 1% do seu patrimônio, que é algo que você pode tolerar. Mas o que você não vai conseguir tolerar lá na frente é ter perdido a chance de investir nisso.

Você certamente não vai querer olhar em retrospecto e ver que você não investiu 1% do seu patrimônio numa coisa que foi equivalente à revolução da internet. O arrependimento vai custar muito mais caro do que esse 1% que você alocou.