Entregas da Airbus caem 5%, mas empresa recupera liderança sobre Boeing
A Airbus entregou 54 aviões em abril, somando 181 aeronaves até o momento neste ano, uma queda de 5% em relação ao mesmo período no ano anterior, mas o suficiente para restabelecer a liderança no setor sobre a rival norte-americana Boeing, mostraram dados da empresa nesta terça-feira.
A maior fabricante de aviões do mundo também vendeu cinco aeronaves em abril, todos para empresas não reveladas ou clientes privados, levando o total de novas encomendas neste ano para 161 jatos, ou um total líquido de 144 após cancelamentos.
A Boeing, que havia ultrapassado a Airbus nas entregas em meio a problemas de oferta no primeiro trimestre, disse mais cedo que entregou 156 jatos nos primeiros quatro meses do ano.
Os dados mensais da Airbus revelaram três novos cancelamentos de jatos A320neo encomendados pela Viva Air, companhia aérea da Colômbia que está sendo absorvida pela Avianca, a principal companhia aérea do país.
A Airbus se recusou a fornecer comentários detalhados sobre sua carteira de pedidos. A Avianca não estava imediatamente disponível para comentar.
A Airbus quer fazer 720 entregas este ano. A empresa já havia almejado esse patamar em 2022, antes de reduzir para 700 e depois abandonar a meta completamente por problemas na cadeia de abastecimento.