Empresas

Entre empresas de petróleo e gás, Guide tem duas favoritas; confira

03 jun 2024, 11:10 - atualizado em 03 jun 2024, 11:10
petróleo e gás guide
Para a Prio, a expectativa é de espaço limitado para futuras melhorias, apesar de crescimento na produção de petróleo (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

A Guide Investimentos, em relatório assinado por Mateus Haag, analisou a situação de empresas do setor de petróleo e gás, como 3R Petroleum (RRRP3), Enauta (ENAT3), PetroRecôncavo (RECV3) e Prio (PRIO3), reiterando a escolha pelas duas primeiras.

A preferência é baseada em dois fatores: as duas apresentam maiores oportunidades de lucro nos próximos anos e são as mais baratas, segundo o múltiplo Enterprise Value (EV) por Reservas 2P (EV/2P).

A métrica é utilizada na indústria para avaliar o valor de uma empresa em relação às suas reservas provadas e prováveis (2P). Enquanto a média do setor é de 8,3, Enauta e 3R Petroleum apresentam, respectivamente, médias de 5,5 e 4,8.

Sobre as oportunidades de lucro, o analista afirma que as oportunidades incluem um “crescimento de produção acima da média, benefícios sinérgicos decorrentes da fusão e a implementação de um novo FPSO no campo de Atlanta, entre outros aspectos”.

Ao analisar o múltiplo EV/2P, a Guide também concluiu que as ações PRIO3, RRRP3 e ENAT3 estão sobrevalorizadas, enquanto as da RECV3 estão subvalorizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guide enxerga empresas com produção de petróleo limitada

Para a Prio, a expectativa é de um crescimento de 0,5%, 8,8% e 6,7% nos clusters (conjunto de empresas de um mesmo setor ou indústria para melhorar a competitividade) de Polvo+TBMT, Frade e Albacora Leste, respectivamente.

Entretanto, o crescimento esperado não aparece sem uma motivação por trás. Nesse caso, ele ocorre em resposta à queda inesperada na produção ocorrida nos primeiros meses do ano.

“Se não houver produções superiores às esperadas, é possível que a Prio não consiga atingir a meta estipulada no certificado”, afirma a Guide, que complementa afirmando que a Prio conseguiu diminuir seu custo de extração, com crescimento na produção e avanços em eficiência, mas que há um espaço limitado para futuras melhorias.

Enquanto isso, o analista afirma que “a 3R precisa apresentar um crescimento de -0,2%, 2,5%, 4,4% e 24,7% nos clusters de Potiguar, Reconcavo, Santos e Campos (Papa Terra), respectivamente”.

O campo de Papa Terra é localizado a cerca de 110 km do município de Cabo Frio no sul do estado do Rio de Janeiro, na parte sul da Bacia de Campos, a maior e principal bacia petrolífera brasileira.

Atualmente, a produção da 3R no campo está limitada devido à manutenção e reparo de poços existentes (workovers) e manutenções programadas, mas a expectativa da empresa é de crescimento mensal na produção de 24,7% até o final do ano.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.