Empresas

Entre as elétricas, apenas essa bateu o Ibovespa; saiba o que o BBI projeta para o setor

15 mar 2024, 15:07 - atualizado em 15 mar 2024, 15:07
elétricas bbi empresas
Empresas elétricas terão um 2024 movimentado, com privatizações no radar do BBI (Imagem: Pixabay)

De acordo com o relatório de Utilities do BB Investimentos (BBI), apenas a Neoenergia (NEOE3) obteve uma valorização acima do Ibovespa, entre as empresas cobertas. O relatório, assinado pelo analista Rafael Dias, também mostra as análises para o setor, com leilões de investimentos no radar.

  • MONEY PICKS – UMA ANÁLISE 360º DO MERCADO: O Money Times analisou 20 carteiras recomendadas para descobrir onde estão as melhores oportunidades de investimento para março, segundo as maiores casas de análise e bancos do país. Confira o material completo gratuitamente aqui.

Entre os destaques do setor, está o começo do Primeiro Leilão de Transmissão de Energia, programado para o dia 28 de março, a privatização da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), que possui cinco usinas hidrelétricas que somam 960 MW, prevista para abril, e o fim da fase de consultas públicas em relação à desestatização da Sabesp.

Durante o Primeiro Leilão, serão ofertados 15 lotes, demandando investimentos de aproximadamente R$ 18,2 bilhões em 14 estados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Privatizações marcam 2024 e El Niño continua no radar

O ano de 2024 será movimentado para o setor de utilities, especialmente as empresas de saneamento, com grandes privatizações à frente. Entre os nomes, estão a Sabesp (SBSP3), com uma privatização via oferta de ações, a concessão da Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos (São Paulo) e privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO).

Fevereiro trouxe recuperação para os reservatórios de quase todo o país, exceto para a região Sul, apesar da hidrologia abaixo da média e do alto consumo.

A Bandeira Verde segue para março, completando 2 anos sem acréscimos tarifários pelo sistema de bandeiras.

El Niño mantém hidrologia fraca na maior parte do país e estimula consumo, mas bons níveis dos reservatórios e expansão da geração renovável seguram preço spot de energia (PLD) próximo ao mínimo. O PLD gatilho estimado para março em R$ 61,07/MWh, mantendo a bandeira verde pelo 24º mês consecutivo”, afirma o BBI.

Confira em quais elétricas apostar, de acordo com o BBI

De acordo com o relatório, “fevereiro teve quedas expressivas das empresas de utilidades públicas, com destaque para AES Brasil (AESB3), continuando o movimento de janeiro, e Sanepar (SAPR11), levando o setor a um desempenho abaixo do Ibovespa”.

Para o BB Investimentos, o resultado do quarto trimestre de 2023 (4T23) divulgado pela Sanepar mostra continuidade do momento positivo que a companhia e o setor em geral vêm aproveitando.

“Com maiores investimentos e redução de perdas, houve bom crescimento de volumes faturados e receita, sem puxar tanto os custos e despesas, permitindo forte crescimento na geração de caixa”, afirmam.

Confira abaixo as recomendações

Empresa Ticker Recomendação
AES Brasil AESB3 Compra
Alupar ALUP11 Compra
Copasa CSMG3 Compra
Neoenergia NEOE3 Neutra
Sabesp SBSP3 Compra
Sanepar SAPR11 Neutra
Taesa TAEE11 Neutra
Cteep TRPL4 Compra
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.