Entenda por que 123Milhas e Hurb cancelam pacotes de viagens promocionais
Na última semana, a 123Milhas anunciou a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, a “PROMO”. O mesmo ocorreu com a Hurb, no mês de abril deste ano, passando a cancelar viagens promocionais de clientes.
Pessoas que tinham pacotes da 123Milhas da linha “PROMO”, para os meses de setembro a dezembro terão o dinheiro devolvido por meio de vouchers. Em comunicado, a companhia apontou a elevada taxa de juros e preços das passagens como causas.
“A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123 milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia”, disse em nota.
Entenda os casos
Assim como a 123Milhas, a Hurb no início do ano passou pelo mesmo processo. Em ambos os casos, o motivo do cancelamento é o mesmo: a impossibilidade de realizar as viagens no preço contratado pelos clientes.
Os pacotes promocionais das empresas oferecem preços baixos de passagens e hospedagens, a baixo do mercado. No entanto, em alguns pacotes, as viagens não têm data previamente marcada.
Isso porque é necessário buscar os dias de voo e estadia mais baratos possíveis. Com o crescimento da busca por viagens após a pandemia, a inflação de serviços como passagens aéreas, hospedagens, passeios, passaram a prejudicar o valor total das viagens.
Por isso, 123Milhas e Hurb passaram a não encontrar opções dentro da faixa de preços cobrada nos pacotes de seus clientes. Assim, sinalizavam prejuízo às empresas.
- Gestora alerta o mercado sobre perigo de ‘armadilhas’ nos fundos imobiliários: Saiba por que tomar cuidado e como se proteger, é só clicar aqui. Fique ligado no Giro do Mercado: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
Como recuperar o dinheiro?
Segundo a 123Milhas, o valor das passagens será devolvido integralmente aos clientes através de “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI” para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na empresa.
A empresa já liberou a solicitação do voucher para os consumidores que compraram passagens e pacotes na categoria PROMO.
Basta acessar o site https://123milhas.custhelp.com/app/ajuda?solicitacao=desisti-de-viajar-promo&tipo=2 e informar o código do pedido e e-mail ou CPF do pagante. Após a solicitação, o cliente receberá os vouchers em até cinco dias úteis pelo e-mail cadastrado do pagante.
Segundo a 123Milhas, os vouchers recebidos poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da sua solicitação em outros produtos da empresa, seja para passagens aéreas, hotéis ou pacotes.
Além do site www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br na aba PROMO 123, os consumidores também podem solicitar o reembolso através do WhatsApp verificado (31) 99397-0210.
*Com Lorena Matos