Coluna do Market Makers

Entenda o que está acontecendo com o setor de varejo

27 out 2023, 16:02 - atualizado em 27 out 2023, 16:02

As varejistas, sobretudo do setor de vestuário, passam por um momento delicado na Bolsa brasileira. Neste ano, Renner cai 35%, Soma perde 39% do valor de mercado, Marisa desvaloriza cerca de 65% desde o começo de 2023 e Guararapes cai 21%. A exceção é a C&A, que multiplicou quase uma vez e meia na bolsa desde janeiro.

Essa desvalorização é fruto de uma demanda fraca dos consumidores, de desconfianças com a reforma tributária e também com a competição com as chinesas, como Shein, Ali Express e Shopee.

A terceira parte do problema pode piorar ainda no curto prazo com a implantação do Remessa Conforme, da Receita Federal, criado para fazer valer os impostos de importação sobre mercadorias encomendadas nessas lojas.

O programa prevê isenção de imposto de importação para compras até US$ 50 nas lojas participantes, que terão de cobrar os tributos de forma antecipada. Para as compras acima do valor, o tributo é de 60%.

Só terão os benefícios do programa sites que informarem ao comprador que a mercadoria será importada e está sujeita à tributação, discriminando os impostos na hora da compra.

No episódio do Market Makers publicado ontem, nossos dois convidados falaram sobre o assunto. André Lion, gestor da Ibiuna que já esteve short nas ações da Renner no passado, explicou no programa que o funcionamento do mercado do varejo hoje é outro devido à competição das importações diretas e ao programa da Receita. Clique aqui para ler o texto completo