Entenda mais sobre a emissão de títulos europeus no blockchain Ethereum
Nessa quarta-feira (28), o Banco de Investimentos Europeu (BEI), a unidade de empréstimos da União Europeia, anunciou ter emitido seus primeiros títulos no blockchain Ethereum.
O título, emitido nessa terça-feira (27), é equivalente a € 100 milhões (ou US$ 121 milhões), com vencimento para 28 de abril de 2023.
O dinheiro dos seguradores — aqueles que assumem riscos ao comprar um título — é representado como uma moeda digital emitida por banco central (CBDC) no blockchain público da Ethereum.
Os bancos de investimento Goldman Sachs, Banco Santander e Société Générale irão supervisionar a venda dos títulos, governados sob a lei francesa.
“A inovação do BEI vai além dos projetos que apoiamos. Como um líder global nos mercados de títulos sustentáveis, o BEI está bem-posicionado para liderar o caminho na emissão de títulos digitais no blockchain. Esses títulos digitais terão um papel fundamental em dar ao Banco um acesso mais rápido e simplificado para fontes alternativas de finanças para impulsionar o financiamento de projetos em todo o mundo”, disse Mourinho Félix, vice-presidente do BEI.
Segundo o BEI, os benefícios da digitalização desses títulos, incluindo a redução de custos fixos e custos de intermediários, a melhora na transparência de mercado e uma maior velocidade de liquidações.