Entenda como ‘deputado bolsonarista’ pode se tornar ministro de Lula
O União Brasil (UB) aumentou a pressão para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) troque o comando do Ministério do Turismo. Recentemente, 50 dos 59 deputados federais do partido afirmaram que, caso a substituição não seja feita, vão migrar para a oposição.
A cúpula do União Brasil deseja que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (UB), seja substituída pelo deputado Celso Sabino (UB). Embora faça parte da legenda, Daniela indicou que vai deixar o União Brasil rumo ao Republicanos após desentendimento com dirigentes do partido.
Em meio ao embate com o UB, Lula se reuniu na manhã desta terça-feira (13) com a ministra do Turismo. Após o encontro, o governo informou que Daniela vai participar da reunião ministerial desta quinta-feira (15).
A ministra chegou ao cargo como integrante do UB, mas, principalmente, pela atuação de seu marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro (Republicanos), que apoiou Lula na eleição do ano passado.
No Planalto, a troca é dada como certa de qualquer maneira. O próprio ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, admitiu que a mudança deve ser feita e atribuiu a uma questão interna do partido.
“Está na pauta, o partido vem apresentando vontade de reformular a indicação de seus três ministros, o presidente pediu que negociássemos isso com o partido”, disse Padilha na segunda-feira (12), depois de reunião de coordenação com Lula.
CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda à sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do Youtube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
Quem é Celso Sabino?
Cotado para substituir Daniela Carneiro no comando do Ministério do Turismo, o deputado Celso Sabino tem sido alvo dos aliados de Daniela. A principal munição utilizada contra Sabino tem sido associá-lo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, chegou a afirmar que o Sabino é bolsonarista e que uma eventual troca no comando do Ministério do Turismo não seria uma escolha inteligente do governo.
“Seria um erro muito grande tirar a mulher mais votada do Rio, evangélica, para botar um deputado bolsonarista, o Celso Sabino, que foi contra o Lula”, disse Carneiro em entrevista ao jornal O Globo.
Houve diversos momentos que demonstraram a afinidade de Sabino com o ex-presidente Bolsonaro. Um deles ocorreu durante sua atuação como líder da maioria na Câmara dos Deputados, quando ainda era membro do PSDB.
Além disso, uma publicação nas redes sociais, que não está mais acessível no perfil do parlamentar, mostrava Sabino apertando a mão de Bolsonaro após uma viagem conjunta ao Pará.
*Com informações da Reuters