Enria diz que nervosismo do mercado preocupa BCE
O supervisor do BCE (Banco Central Europeu), Andrea Enria, disse nesta terça-feira (28), que a recente volatilidade nas ações do Deutsche Bank foi preocupante, pois mostrou que os investidores estão nervosos e podem se assustar com movimentos no mercado de Credit Default Swaps (CDS, uma espécie de seguro contra calotes).
As ações do banco alemão despencaram na última sexta-feira, quando o custo do seguro contra o risco de sua inadimplência saltou para o maior nível em mais de quatro anos, intensificando as preocupações com a saúde do setor financeiro europeu.
O supervisor do BCE disse que o mercado de CDS é relativamente pequeno e com liquidez reduzida, mas que uma liquidação poderia ter ramificações mais amplas para o mercado de ações, muito maior.
“O que realmente me preocupou foi o nervosismo, a inquietação que percebi no mercado e entre os investidores”, disse Enria em uma conferência em Frankfurt.
“Existem mercados como o de CDS de nome único que são muito opacos, muito rasos e de pouca liquidez, e com alguns milhões (de euros) o medo se espalha para os bancos de trilhões de euros e contamina os preços das ações e também as saídas de depósitos”, explicou o membro do BCE.
Os preços dos CDSs do Deutsche Bank, diminuíram desde sexta-feira, mas permanecem muito acima dos níveis anteriores ao colapso do Silicon Valley Bank e à venda do Credit Suisse, os catalisadores da recente turbulência no setor bancário.