Enquete: Petrobras privatizada deixaria gasolina mais barata ou mais cara?
Mal tomou posse como ministro de Minas e Energia, e Adolfo Sachsida já atraiu os holofotes, ao transformar a privatização da Petrobras (PETR3; PETR4) em sua principal bandeira. Nesta quinta-feira (12), por exemplo, o novo ministro reuniu-se com seu antigo chefe e agora colega de Esplanada Paulo Guedes, da Economia, para discutir a questão.
Criticada publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição em outubro, e por seu principal adversário – e, até agora, líder das pesquisas de intenção de voto -, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a política de preços da Petrobras fez com que o preço dos combustíveis disparasse nos últimos meses, impulsionados pelo dólar mais caro e pela alta da cotação do petróleo.
Para quem defende a ideia, uma Petrobras privatizada traria vantagens como o fim da ingerência política e maior eficiência. A dúvida que permanece é se, nas mãos de um grupo privado, a companhia mudaria sua política de preços ou continuaria seguindo a flutuação do mercado internacional.
Petrobras privatizada muda alguma coisa?
No limite, isso significaria que, em momentos de dólar caro ou barril de petróleo em alta, a gasolina e o diesel dos brasileiros seguiria a mesma trajetória de aumento que descontenta, atualmente, Bolsonaro, Lula e a maior parte dos consumidores.
Por outro lado, sendo uma empresa de capital aberto, ignorar a paridade com o mercado internacional significa correr o risco de registrar prejuízos e descontentar os acionistas.
Por isso, queremos ouvir sua opinião. Para você, o que aconteceria com os preços dos combustíveis, se a Petrobras fosse privatizada? Participe da enquete e veja o resultado ao longo do noticiário! São apenas duas perguntas!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!