Enquete: Campos Neto culpa demanda elevada por inflação; você concorda?
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que “vários” artigos científicos atribuem a atual inflação brasileira à demanda. Assim, seria uma “falácia” do governo culpar a oferta pela alta dos preços. As declarações foram dadas ao empresário Abilio Diniz, no programa que ancora na CNN Brasil.
A disputa sobre o que tem elevado a inflação não é apenas um assunto para acadêmicos. De um lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe econômica pressionam o Banco Central a baixar a taxa básica de juros, a Selic, hoje em 13,75% ao ano.
Seu argumento é que, com o poder de compra corroído pela inflação e pelo desemprego, os brasileiros reduziram seu consumo e, portanto, não são os responsáveis pela inflação. Afinal, a velha e conhecida lei da oferta e da procura, neste caso, não justificaria o aumento de preços, já que não haveria demanda.
Campos Neto: Inflação é “muito mais de demanda que de oferta”
Já Campos Neto e a diretoria do BC discordam. No programa da CNN, o presidente do BC afirmou que a inflação hoje é “muito mais de demanda que de oferta”.
Ao mesmo tempo, Campos Neto afirmou que não é verdade que, se a inflação for de oferta, o BC não deve alterar a taxa de juros. Segundo ele, a instituição também tem que combater os efeitos secundários da inflação de oferta. “Se contaminar a cadeia, aí sim o BC tem que entrar e combater este cenário”, afirmou.
No centro do debate está a retomada do crescimento da economia. Para Lula, os juros altos impedem que o país volte a crescer. Para o Banco Central, baixá-los agora seria desancorar as expectativas do mercado. Por isso, queremos saber sua opinião. Para você, qual é a principal causa da inflação brasileira hoje?
Responda à enquete do Money Times e veja o resultado ao longo do noticiário. Não se esqueça de clicar em “enviar” ao fim do formulário para que sua resposta seja computada.