Enquanto produção de novos carros afunda, opções mais baratas do mercado encostam em R$ 70 mil
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou o seu relatório mensal sobre a indústria automotiva brasileira.
E os números apontam para quedas de dois dígitos na produção e nas vendas de automóveis em abril na comparação com março.
A produção de carros, picapes, utilitários esportivos, vans comerciais, caminhões e ônibus despencou 19,4% entre março e abril. Na mesma toada, vendas de veículos novos tombaram 19,2%, de acordo com os dados da associação.
Na comparação anual, a produção também apresentou queda — esta de 4%. As vendas, enquanto isso, subiram 9,2%; os emplacamentos somaram 160,7 mil no mês.
Para os fabricantes, o desempenho fraco do setor tem um culpado: o ambiente de juros elevados que pressiona a demanda por carros novos. Além disso, a antecipação de compra de caminhões e ônibus no final do ano passado e fornecimento de componentes ainda não foi estabilizado.
Com a demanda custando a tracionar, diversas montadoras optaram por paralisar os pátios de produção, a fim de controlar custos e restabelecer o equilíbrio de mercado.
Para o consumidor, essa estratégia significa lidar com preços mais elevados até mesmo em veículos de entrada.
Kwid e Mobi tem versões básicas a quase R$ 70 mil
Até pouco tempo atrás,o Renault Kwid era o carro zero mais barato do Brasil. Porém, desde o dia 2 de maio, o compacto recebeu um reajuste de R$ 800 e seu o preço alcançou o seu único concorrente direto, o Fiat Mobi.
O reajuste promulgado pela Renault atinge a versão de entrada do Kwid, chamada de “Zen”, que passou de R$ 68.190 para R$ 68.990. O carro está com o mesmo valor da versão de entrada do Mobi, o Like 1.0, que ocupava a segunda posição do modelo novo com menor preço do país.
As versões Intense e Outsider também sofreram reajustes, embora menores. O primeiro subiu R$ 300 e o segundo R$ 350. Após os aumentos, o Kwid pode chegar a custar quase R$ 75.000 no modelo mais completo.
Já o Mobi tem duas configurações diferentes. A Like, que sai por R$ 68.990, e a Trekking, custando R$ 72.29
Lula diz estudar forma para baixar preço de carros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia criticado, na semana passada, os preços atuais dos automóveis e prometeu que o governo tomará medidas para trazer veículos mais baratos ao país, além de garantir melhores condições de financiamento.
As falas foram feitas durante a primeira reunião do Conselhão, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável do governo. Lula disse ser impossível às classes mais baixas pagar R$ 90 mil em um novo veículo.
O presidente, no entanto, não deu detalhes sobre o plano para baratear os carros.