Internacional

Câmara se aproxima do Impeachment; Senado avalia inicio nesta sexta-feira

13 jan 2021, 15:37 - atualizado em 13 jan 2021, 16:00
Faltando apenas uma semana para o fim do mandato de quatro anos de Trump, um julgamento imediato pode permitir que o Senado vote sobre se vai destituí-lo antes de ele deixar a Casa Branca (Imagem: REUTERS/Erin Scott)

Enquanto a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos se aproximava de uma votação na quarta-feira para o impeachment do presidente Donald Trump, os líderes republicanos no Senado ponderavam se lançam um julgamento na sexta-feira para considerar removê-lo do cargo, disse uma fonte familiarizada com as deliberações, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada.

Faltando apenas uma semana para o fim do mandato de quatro anos de Trump, um julgamento imediato pode permitir que o Senado vote sobre se vai destituí-lo antes de ele deixar a Casa Branca e o presidente eleito democrata, Joe Biden, tomar posse, em 20 de janeiro.

As discussões internas no Senado ocorriam enquanto a Câmara, controlada pelos democratas, tentava aprovar o impeachment do presidente por sua participação no cerco ao Capitólio dos Estados Unidos na semana passada, quando apoiadores de Trump violaram a segurança do prédio, forçaram a fuga de parlamentares e deixaram cinco mortos em seu rastro, incluindo um policial.

Pouco depois do meio-dia (14h em Brasília), a maioria da Câmara aprovou medida processual abrindo caminho para uma votação, esperada para o final do dia, sobre artigo único de impeachment acusando formalmente Trump de incitar insurreição em um discurso pouco antes dos distúrbios.

“O presidente dos Estados Unidos instigou uma tentativa de golpe neste país”, disse o deputado democrata Jim McGovern no plenário da Câmara. “Se isso não é uma violação passível de impeachment, não sei que diabo é.”

Alguns republicanos fizeram discursos exortando a Câmara a não aprovar impeachment de Trump no interesse de promover a conciliação nacional.

reuters@moneytimes.com.br