Enjoei mostra que migração para o e-commerce veio para ficar; ações saltam após prévia
A prévia de resultados da plataforma de e-commerce Enjoei (ENJU3) mostrou o que alguns analistas já apontavam: a migração dos canais físicos para os digitais, que ganhou fôlego com a pandemia da Covid-19, veio para ficar.
No segundo trimestre de 2021, a empresa teve um salto no GMV (volume bruto de mercadoria, em português), importante indicador para o e-commerce, de 82% em relação ao segundo trimestre do ano passado, período mais agudo das restrições provocadas pelo coronavírus.
Com a divulgação, as ações da Enjoei saltavam 4,10%, a R$ 9,64, por volta das 14h.
“O GMV de R$ 205 milhões ficou em linha com nossa estimativa de R$ 210 milhões, o que coloca a Enjoei no caminho certo para cumprir nossa estimativa de R$ 910 milhões para o ano todo”, aponta a Ágora Investimentos em relatório enviado a clientes.
Na visão da corretora, o desempenho sólido prova a capacidade da Enjoei de manter altas taxas de crescimento, mesmo com uma base de comparação muito mais difícil.
“O salto do GMV está ocorrendo a uma taxa semelhante ao pico da pandemia no ano passado e, como observamos acima, a tendência de dois anos na verdade se acelerou. Esperamos que o crescimento do GMV da Enjoei seja o maior entre nossa cobertura de comércio eletrônico no segundo trimestre”, afirmaram os analistas Richard Cathcart e Flavia Meireles.
Já a XP vê a desaceleração do ritmo de expansão ante o primeiro trimestre como esperada, principalmente à medida em que a vacinação avança e os consumidores voltam para as lojas físicas
Vendedores também é destaque
Segundo a Ágora, o salto de 124% no número de vendedores, saindo de 96 mil para 215 mil, também é um ponto a ser observado.
“Esta é uma parte fundamental do processo de descoberta do comprador, que em última análise é o que impulsiona o GMV. Uma variedade mais profunda fortalece a proposta de valor da Enjoei e a experiência do usuário”, dizem.
Por outro lado, a corretora afirma que a adição de novos compradores decepcionou. Houve uma alta de 29% no período.
“O crescimento claramente nunca iria continuar em mais de 100%, mas esperávamos ver o número de novos compradores ficando acima de 200 mil, em linha com os últimos dois trimestres”, pontua.
Ações baratas?
No ano, as ações da Enjoei acumulam queda de 30%, o que abre uma oportunidade de compra, segundo os analistas da Ágora.
Para eles, essa queda pode ser explicada pela redução da take rate, taxas cobradas pelas plataformas de e-commerce.
“O raciocínio por trás da take rate mais baixa foi o de encorajar novos vendedores e uma expansão de estoque, que podem ser vistos nesta prévia operacional”, argumentam.
A dupla calcula que os papéis estão sendo negociadas a 0,8 vezea o EV/ GMV 2022 (valor da empresa sobre GMV), “o que consideramos atraente para uma empresa com um CAGR (taxa média ponderada de crescimento) do GMV de 3 anos de 68%, clara liderança de mercado e vantagem de ser pioneira em uma categoria que esperamos crescer em importância”.
Segundo a XP, a empresa tem uma combinação de tecnologia e crescimento e uma ação exposta ao movimento de recuperação da economia. A recomendação é de compra, com preço-alvo de R$ 15.