Mercados

ENGI11, CPFL3, EQTL3: O alívio no caixa que fez ações subirem, segundo analista

19 out 2023, 17:28 - atualizado em 19 out 2023, 17:28
Eduardo Braga
“Eu acho que energia não faz sentido de ter imposto seletivo”, disse o senador a jornalista (Imagem: Roque de Sá/Agência Senado)

As elétricas lideraram as altas do Ibovespa, em dia de queda do índice. A CPFL (CPFE3) fechou em alta de 3,27%, Energisa (ENGI11) 3,62% e Equatorial (EQTL3) 1,90%. Já Copel (CPLE6) subiu 2,97% em meio a um programa de desligamento voluntário.

Segundo analistas, a notícia de que o senador Eduardo Braga irá propor no relatório a esperada exclusão do setor de energia elétrica de cobrança referente ao novo imposto seletivo pode ter animado os investidores.

“Eu acho que energia não faz sentido de ter imposto seletivo”, disse o senador a jornalistas.

Outra inovação a ser incluída na PEC, adiantou o relator, diz respeito à instituição de um “robusto” Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), outra proposta vista com cautela pela equipe econômica.

“Vale ressaltar que se trata de um imposto projetado para produtos que são considerados “nocivos” para  a saúde e para o meio ambiente. O movimento era esperado com bastante intensidade por boa parte dos investidores do setor, e agora se torna bem real a possibilidade, o que acaba projetando uma folga maior no caixa das empresas do setor elétrico”, explica o analista Sidney Lima, da Ouro Preto Investimentos.

Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, afirma ainda que de forma básica e rápida, a curva de juros curta está se fechando e a longa se abrindo. “E olhando esses ativos graficamente, todos estão em uma tendência de alta no gráfico de hoje”, coloca.

  • Caixa seguridade paga R$ 1,5 bi em dividendos; mas outra seguradora rouba a cena e é a melhor aposta do setor agora, segundo analista da Empiricus Research. Confira qual é a ação no Giro do Mercado, é só clicar aqui:

Copel demite e mercado gosta

Pela manhã, o Bradesco BBI classificou o resultado como “muito positivo”, com a redução no número de quadro de funcionários superando as expectativas.

Os 1.437 empregados que aceitaram deixar a empresa até agosto do ano que vem equivalem a 25% do quadro de funcionários formado no segundo trimestre de 2023, destaca a instituição.

O resultado superou as estimativas, visto que o BBI esperava que 1.000 funcionários aderissem ao PDV até 2024.

“E de forma especifica a Copel lidera altas do Ibovespa com adesão a PDV e estimativa de economizar R$ 428 milhões. Esse valor representa em média 8,5% do Ebtida da empresa em 2022″, acrescenta Gonçalvez.

Com Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
renan.dantas@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022, 2023 e 2024. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar