Radar do mercado

Eneva (ENEV3) avalia participação na IBV Petróleo; Cosan (CSAN3) compra ações da Vale (VALE3); veja destaques

10 out 2022, 9:11 - atualizado em 10 out 2022, 9:11
Eneva ENEV3
Empresa ainda precisaria de aprovação da operação pelo conselho de administração. (Imagem: Facebook/ Eneva)

Eneva (ENEV3) é um dos destaques corporativos desta segunda-feira (10) após informar na madrugada de sábado que está em fase de avaliação preliminar para a aquisição de participação na IBV Brasil Petróleo ou de fatia minoritária na concessão BM-SEAL-11 operada pela Petrobras (PETR4).

A Eneva afirmou que apresentou proposta não vinculante condicionada à “conclusão satisfatória de auditoria jurídica, financeira e técnica dos ativos, à negociação satisfatória de um contrato de compra e venda e o cumprimento de todas as condições precedentes”.

A empresa ainda precisaria de aprovação da operação pelo conselho de administração da companhia. A Eneva afirmou que a avaliação está alinhada com o planejamento estratégico de ampliar o acesso a reservas de gás para monetizar potenciais expansões de seus ativos em Sergipe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cosan e Vale

Os papéis da Cosan (CSAN3) despencaram 8,39%, a R$ 16,71, na sexta-feira (7) após a companhia anunciar a compra de uma fatia de 4,9% do total de ações ordinárias da mineradora Vale (VALE3) — equivalente a aproximadamente R$ 18 bilhões.

Segundo a Cosan, o investimento faz parte da estratégia de diversificação de portfólio da companhia, que investe “em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”.

A empresa acrescentou que pretende aumentar sua participação na Vale e buscará imediatamente a aprovação do Cade

Azul

Azul (AZUL4) prevê uma ampliação de cerca de 30% de suas rotas em 2023, apoiada em parte com a conquista de um número significativo de slots no aeroporto paulistano de Congonhas, disse o presidente-executivo da companhia aérea, John Rodgerson.

“Devemos crescer bem em Congonhas a partir do ano que vem”, disse Rodgerson em entrevista à Reuters na matriz da companhia em Alphaville, São Paulo.

Oncoclínicas

Oncoclínicas (ONCO3) anunciou nesta segunda-feira (10) que assinou uma parceria com a Unimed Nacional para a criação de uma nova companhia com foco em serviços de cuidado oncológico integral. A parceria é voltado a cooperativas integrantes do Sistema Unimed.

*Colaboraram Giovana Leal e Iasmin Rao Paiva, com informações da Reuters