Empresas

Energisa (ENGI11) e Bradesco (BBDC4) firmam acordo de investimentos em controlada do Nordeste (EPNE)

12 set 2024, 9:37 - atualizado em 12 set 2024, 15:16
energisa
A Energia e o Bradesco assinaram acordo de investimentos em controlada do Nordeste (EPNE)(Imagem: Youtube/Energisa)

A Energisa (ENGI11) informou ao mercado que, na quarta-feira (11), celebrou acordo de investimento com o Bradesco (BBDC4) regulando os termos e condições gerais para o ingresso do banco no quadro acionário de sociedade da Energisa Participações Nordeste (EPNE).

Conforme o documento divulgado pela companhia nesta quinta-feira (12), a elétrica e o banco realizaram uma operação de aumento de capital mediante a subscrição de novas ações ordinárias e preferenciais de emissão da EPNE.

  • Ibovespa 137 mil pontos é “fichinha” – levantamento mostra que a bolsa negocia 40% abaixo do limite e pode subir mais; entenda.

Com isso, a Energia subscreveu novas ações e as integralizou, mediante a conferência do acervo líquido composto por papéis ordinários de emissão da Energisa Paraíba (EPB) e passivo registrado pela Energisa decorrente da 2ª emissão de notas comerciais, em série única, no valor de R$ 1 bilhão.

Esse montante será quitado com os recursos da subscrição de novas ações preferenciais de emissão da EPNE pelo Bradesco, que as integralizou, à vista, por meio de um aporte de R$ 1 bilhão.

Com a efetivação da operação, o Bradesco passa a ser titular da totalidade das ações preferenciais de emissão da EPNE, correspondentes a 23,64% do seu capital social total. Já a Energisa será titular da totalidade das ações ordinárias de emissão da EPNE, passando a deter 76,36% de participação no seu capital total.

A EPNE é uma sociedade que tem por objeto social a participação no capital de outras sociedades, quer como acionista ou sócia, ou, ainda, em consórcios de empresas.

As partes assinaram um acordo um de acionistas, que, entre outros pontos, asseguram à Energisa uma opção de compra da totalidade das ações preferenciais de titularidade do Bradesco entre o 4º e o 10º (décimo) aniversário da conclusão da operação.

“Ressalta-se, por fim, que os investimentos realizados no contexto da operação contribuirão para reforçar a capacidade financeira e robustecer a estrutura de capital da Energisa, reafirmando o compromisso com a disciplina financeira, a boa gestão de caixa e endividamento”.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.