Energia solar por assinatura chega em São Paulo; veja valores e como funciona
A região metropolitana e capital de São Paulo já pode usufruir de energia solar por assinatura, fornecida pela enerhytech SunMobi, que irá atender a 24 cidades da região.
A companhia, que já está presente em outras regiões como Minas Gerais e o litoral paulista, atua por meio de sistema de geração solar fotovoltaico de 2,5 megawatts (MW) instalado em galpões localizados na cidade de Cajamar.
Conforme informou a Sun Mobi, a nova usina fornecerá energia limpa e renovável para edificações de todos os portes, entre casas, apartamentos, comércios e indústrias.
“A proposta é garantir, sem investimento do consumidor, eletricidade verde e barata para clientes que não podem ou não pretendem instalar painéis solares nos locais, com foco especial em pequenos negócios, como restaurantes, padarias, condomínios e demais empresas de comércio e serviços, além de consumidores residenciais”, explica.
Ao Money Times, Guilherme Susteras, sócio da Sun Mobi, pontuou que o serviço é voltado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Segundo ele, a usina já está em operação, com um terço já destinado à assinantes.
- Prejuízo da Magazine Luiza piora 77%: O patinho feio já era, ou existe luz no fim do túnel? Veja o que fazer com as ações da varejista no Giro do Mercado desta terça-feira (15), é só clicar aqui para assistir! Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Energia solar por assinatura: qual a vantagem?
Susteras destaca como uma das principais vantagens o alívio na conta de luz, impulsionado por dois motivos: gestão ativa do consumo com os sensores e informações disponibilizadas pela Sun Mobi e pela não incidência das bandeiras tarifárias nas contas de energia dos clientes da empresa.
“A combinação dos dois fatores pode dar uma economia significativa para nossos assinantes”.
Além disso, o serviço de energia solar por assinatura dispensa do consumidor a instalação de painéis e a estrutura necessária para tal, visto que passa a ser vinculado a uma usina de maneira remota.
Veja benefícios pontuados pelo sócio da companhia:
- Previsibilidade do custo;
- Proteção pela variação da inflação;
- Proteção das bandeiras;
- Previsibilidade de fluxo de caixa;
- Agenda ESG.
Como assinar?
O processo de assinatura é bem simples, explica Susteras, bastando enviar para a companhia a última conta de luz, que será utilizada para calcular a média de consumo.
A partir disso, é gerada uma proposta com os benefícios e vantagens que o cliente pode ter e, com o aceite, é enviado um contrato eletrônico e está feito. Com isso, o cliente é incluso na lista da Sun Mobi, que informa a Enel de que o cliente passará a ser beneficiário da energia solar a partir do próximo mês.
Em relação aos valores, o sócio da Sun Mobi esclareceu que depende do consumo do assinante, no entanto, há um requisito de contas a partir de R$ 300 reais para serem atendidos pela energytech.
“A gente calcula a cota e o valor da mensalidade proporcional ao histórico de consumo da empresa ou da pessoa, sendo uma mensalidade fixa e reajustada anualmente pelo IPCA”, explica Guilherme Susteras.
A única restrição para assinatura é de que o cliente seja atendido pela mesma concessionária que a usina, no caso de São Paulo, a Enel.