Internacional

Energia mais barata desacelera inflação da Zona do Euro como esperado em maio

17 jun 2020, 8:02 - atualizado em 17 jun 2020, 8:10
União Europeia
O BCE quer manter a inflação abaixo mas perto de 2% no médio prazo (Imagem: REUTERS/Yves Herman)

inflação na zona do euro desacelerou mais em maio na comparação com o ano anterior, como esperado, pressionada pela queda nos preços de energia, mostraram nesta quarta-feira dados da agência de estatísticas da União Europeia.

A Eurostat informou que os preços ao consumidor nos 19 países que usam o euro caíram 0,1% em maio sobre o mês anterior e tiveram avanço de 0,1% na comparação com o ano anterior como esperado em pesquisa da Reuters.

Em abril, os preços tinham subido 0,3% sobre o ano anterior, após alta de 0,7% em março.

Os preços de alimentos, álcool e tabaco acrescentaram 0,64 ponto percentual ao resultado da base anual em maio, os serviços contribuíram com 0,59 ponto e os produtos industriais tiveram peso de 0,06 ponto.

Mas a queda nos preços de energia subtraiu 1,20 ponto.

Excluindo os elementos mais voláteis de energia e alimentos não processados, o que o Banco Central Europeu chama de núcleo da inflação, os preços ficaram estáveis na base mensal e subiram 1,2% na comparação anual em maio, acelerando de 1,1% em abril.

O BCE quer manter a inflação abaixo mas perto de 2% no médio prazo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar