Enem dos Concursos: Prova é adiada devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”, foi adiado devido à calamidade pública no Rio Grande do Sul (RS).
Segundo o governo, a nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.
Nota sobre o #CPNU
Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país.
A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.
— Ministério da Gestão e da Inovação (@gestaogovbr) May 3, 2024
O que é o Enem dos Concursos?
O CNPU é o maior concurso já feito no Brasil. Ao todo, são 6.640 vagas, com oportunidades para profissionais com ensino médio e superior, em 21 órgãos do governo federal. Mais de 2,1 milhões de candidatos estavam se preparando para fazer a prova.
O formato unificado permite que o concurseiro pague uma única taxa de inscrição e concorra a mais de uma vaga, desde que estejam dentro de uma mesma área.
Os salários iniciais variam de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71, sendo que a maior remuneração é cargo de auditor-fiscal do trabalho.
- Você está satisfeito com a sua carreira? Baixe o guia especial gratuito do Money Times para saber como você pode alcançar cargos mais altos e conseguir promoções melhores na sua área de atuação.
O que está acontecendo no Rio Grande do Sul?
O Estado do Rio Grande do Sul vem sofrendo com fortes temporais e já foram confirmadas 37 mortes. Além disso, pelo menos 74 pessoas estão desaparecidas e mais de 31 mil estão desalojados ou em abrigos.
O excesso de chuvas elevou os níveis dos rios e compromete barragens da região — a população está sendo evacuada dos locais de maior risco. Os governos estadual e federal decretaram estado de calamidade.