Finanças Pessoais

Endividamento: Jovens deixam de lado as consequências na hora de consumir, diz PoupaBrasil

20 maio 2019, 15:19 - atualizado em 20 maio 2019, 15:19
Quatro em cada 10 pessoas entre 18 e 24 anos estão ou já estiveram com o nome sujo, aponta CNDL e SPC Serasa

Um estudo divulgado recentemente pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o pelo SPC Serasa revelou que quatro em cada 10 pessoas entre 18 e 24 anos estão ou já estiveram com o nome sujo. Isso, segundo mostra o levantamento, reafirma a necessidade dos jovens em aprender a controlar suas finanças.

Cláudio Ferro, CEO da fintech de investimentos PoupaBrasil, diz que um dos fatores para tanto endividamento vem da falta de questionamento do custo do crédito. Motivados pela convivência com pais e amigos, além da falta de informação, muitos estão dispostos a consumir de maneira irresponsável, deixando de lado as consequências.

Como reverter?

Segundo o executivo da PoupaBrasil, os pais devem colocar na cabeça de seus filhos a ideia de poupança e planejamento financeiro.

“As discussões devem passar pelo futuro na universidade, pela decisão de viagens, compra de um imóvel e pela previdência privada”, afirma Ferro. “Os jovens precisam dar significado ao dinheiro para que consumam com consciência e consigam criar uma mentalidade de longo prazo”.

O CEO ainda destaca que o Brasil está submetido a uma cultura que tende a ir para o lado negativo. “Nossos pais nos ensinaram que devemos poupar para uma emergência ou uma doença. Ou ainda que precisamos guardar nosso dinheiro para fugir de uma situação de pobreza na velhice”. Em todas essas situações, o dinheiro fica ligado a algo ruim. É necessário agora reverter esse pensamento, associando o investimento a experiências de vida e consumo que traduzam significado”, defende.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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