Encomendas de bens de capital nos EUA caem em fevereiro
As novas encomendas de bens de capital fabricados nos Estados Unidos caíram inesperadamente em fevereiro, enquanto os embarques desaceleraram, mas a demanda por bens permaneceu forte e deve manter a manufatura em expansão.
As encomendas de bens de capital excluindo defesa e aeronaves, medida de planos de gastos das empresas, recuaram 0,3% no mês passado, disse o Departamento do Comércio nesta quinta-feira. O chamado núcleo das encomendas de bens de capital saltou 1,3% em janeiro.
Economistas consultados pela Reuters previam aumento de 0,5%.
Os embarques do núcleo dos bens de capital ganharam 0,5% no mês passado depois de aumentarem 2,1% em janeiro. Os embarques são usados para calcular os gastos com equipamentos no Produto Interno Bruto.
A demanda por bens permanece forte mesmo com os gastos mudando de volta a serviços, o que mantém a manufatura em crescimento. Mas o setor, que responde por 11,9% da economia, continua a enfrentar gargalos de oferta.
As encomendas de bens duráveis, itens que variam de torradeiras a aeronaves e que devem durar três anos ou mais, caíram 2,2%, após alta de 1,6% em janeiro.