Empurrãozinho de fora: Como mercado internacional pode ajudar Ibovespa em março
No mês de março, o Ibovespa (IBOV) pode ser impactado positivamente pelo cenário do mercado internacional.
Segundo a carta mensal do Santander, a visão é neutra para a bolsa brasileira. No entanto, há espaço para ganhos caso a inflação siga em uma dinâmica benigna e as economias permaneçam com um crescimento moderado.
“Isso poderá contribuir para o início do processo de afrouxamento monetário global, que seria positivo para os ativos de risco”, aponta o relatório.
Os analistas destacam que as projeções, para os países desenvolvidos, são de moderação no crescimento econômico e inflação convergindo para as metas em 2025.
As atenções estão voltadas para as principais autoridades monetárias: o Federal Reserve e o Banco Central Europeu (BCE). Os bancos centrais devem iniciar os seus respectivos ciclos de redução de juros nos próximos meses.
- Quais são as melhores recomendações de investimento para março das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 20 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente.
Como está o cenário econômico internacional
Em relação aos Estados Unidos, o Produto Interno Bruto (PIB) indica que a economia está em uma direção robusta, enquanto o mercado de trabalho segue aquecido. Já a inflação está mais pressionada do que o mercado esperava.
“São informações que não alteram o nosso cenário para os próximos trimestres, ao mesmo tempo que não sugerem uma necessidade do Fed se mover mais cedo na direção de cortar os juros”, diz o relatório.
Já na China, as projeções são de um crescimento em torno de 4,5% para o ano. Por outro lado, o mercado imobiliário chinês ainda está fragilizado, enquanto a inflação baixa indica que a demanda do consumidor está fraca.
Ibovespa: Como está a economia brasileira?
De acordo com os analistas do Santander, o cenário para a economia brasileira permanece inalterado, com expectativa de um crescimento moderado.
Apesar da alta de 2,9% no PIB de 2023, o resultado no quarto trimestre ficou estável. “Para o primeiro semestre deste ano, vemos um crescimento mais modesto por conta dos efeitos da política monetária restritiva”.
Já os dados de inflação seguem compatíveis com um cenário de desaceleração dos preços.
No mês de fevereiro, o Ibovespa acompanhou a trajetória favorável das bolsas globais, sendo que as empresas do setor financeiro impactaram positivamente o desempenho da bolsa.