BusinessTimes

Empresas do Ibovespa aumentam lucros no 4T21; veja os destaques, segundo o BofA

28 mar 2022, 14:58 - atualizado em 28 mar 2022, 14:59
Ibovespa Mercados
Preços mais altos de commodities podem aumentar os custos em dois dígitos em alimentação e bebidas, diz BofA. (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

A temporada de balanços do quarto trimestre entre empresas do Ibovespa mostrou um aumento dos lucros, mas evidenciou o impacto negativo da alta da inflação e dos juros, disse o Bank of America (BofA) nesta segunda-feira (28).

Receita, Ebitda e ganhos por ação cresceram 30%, 25% e 39%, respectivamente, destacou o banco em relatório assinado por David Beker e Paula Soto. “Surpresas positivas se somam ao otimismo contínuo sobre o Brasil com a tese sobre commodities“.

Os analistas observam que as varejistas e administradoras de shoppings focadas no consumidor de alta renda mostraram força “como esperado”.

Entre os destaques, diz, estão Multiplan (MULT3), Iguatemi (IGTA3), Petz (PETZ3), Arezzo (ARZZ3), Vivara (VIVA3) e Soma (SOMA3). A JBS (JBSS3) apresentou resultados fortes, impulsionados pela operação nos EUA, comentou o banco.

Bancos têm resultados “mistos”

Segundo o BofA, os resultados dos bancos – que têm grande peso sobre o Ibovespa – foram mistos, com Itaú Unibanco (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) apresentando números acima das expectativas, enquanto Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) ficaram aquém.

“Apesar das surpresas mistas, os grandes bancos estão registrando forte crescimento de receita e espera-se que eles sejam um impulsionador do crescimento do Ibovespa em 2022 em ganhos por ação”, disse.

Os bancos também continuam a apresentar revisões de lucros positivas, destacou.

Inflação sobre empresas do Ibovespa

O BofA comenta que os preços mais altos de commodities podem significar aumento de custos em dois dígitos para a maioria das empresas de alimentação e bebidas na América Latina.

M. Dias Branco (MDIA3), por exemplo, não bateu as expectativas, Ambev (ABEV3) e BRF (BRFS3) estavam em linha, mas com margens pressionadas, diz.

“As construtoras no Brasil registraram um 4T21 sólido, mas os custos e as preocupações com acessibilidade estão aumentando”, destacou ainda o banco.

PagSeguro (PAGS34) e Stone (STOC31), negociadas nos EUA, tiveram forte crescimento de receita, mas o PagBank está desacelerando e os custos de captação estão subindo, avalia a instituição.

Para o BofA, a desaceleração do consumo entre as classes sociais mais baixas impactou negativamente o Magazine Luiza (MGLU3).

Mas algumas empresas, como Via (VIIA3) e Natura (NTCO3), tiveram resultados positivos graças aos esforços de corte de custos e disciplina financeira, pondera.

“A B3 (B3SA3) mostra volumes decrescentes, mas os resultados financeiros impulsionaram os ganhos, e a XP (XPBR11) apresentou despesas operacionais abaixo do esperado”, avaliou ainda sobre as companhia que fazem parte do Ibovespa.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar