BusinessTimes

Empresas de telecomunicações nigerianas suspendem acesso ao Twitter

05 jun 2021, 13:01 - atualizado em 05 jun 2021, 13:01

 

O governo da Nigéria disse na última sexta-feira que suspendeu as atividades do Twitter por tempo indeterminado (Imagem: Unsplash/brett_jordan)

As empresas de telecomunicações nigerianas bloquearam o acesso ao Twitter neste sábado, após uma diretiva regulatória que visa suspender o gigante das mídias sociais dos EUA por tempo indeterminado, uma medida criticada por ativistas de direitos humanos e diplomatas como uma mordaça à liberdade de expressão.

O governo da Nigéria disse na última sexta-feira que suspendeu as atividades do Twitter por tempo indeterminado, dois dias depois que a plataforma removeu um tweet do presidente Muhammadu Buhari que ameaçava punir os separatistas regionais no país da África Ocidental.

O principal órgão da indústria de telecomunicações do país, a Associação de Operadores Licenciados de Telecomunicações da Nigéria (ALTON), confirmou a suspensão.

“Com base nas disposições de interesse nacional… nossos membros agiram em conformidade com as diretrizes da Comissão de Comunicações da Nigéria”, disse ALTON.

O ministro da Informação, Lai Mohammed, disse na sexta-feira que o governo agiu por causa “do uso persistente da plataforma para atividades que são capazes de minar a existência corporativa da Nigéria”.

Ele não disse como seria a suspensão.

O Twitter, que não foi encontrado para comentar neste sábado, disse um dia antes que estava investigando sua suspensão “profundamente preocupante” pelo governo nigeriano.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar