CryptoTimes

Empresa que hospeda 10% dos nós da Ethereum (ETH) proíbe uso de serviços para cripto

26 ago 2022, 15:00 - atualizado em 26 ago 2022, 15:00
Ethereum
A fornecedora de serviços na nuvem hospeda, atualmente, 16% de todos os nós hospedeiros da Ethereum. (Imagem: Unsplash/Michael Förtsch)

Hetzner, fornecedora de serviços em nuvem que hospeda 10% dos nós da Ethereum (ETH), disse que usar seus produtos para a mineração e negociação de criptomoedas é contra os Termos de Uso, e que está “discutindo” o que fazer com usuários que realizam essas atividades, escreveu Hetzner em uma declaração.

A empresa alemã afirmou que essa proibição abrange nós nas redes proof-of-work (PoW) e proof-of-stake (PoS) da Ethereum. O usuário violará os Termos de Uso mesmo que “opere somente um nó”, disse a companhia.

“Estamos cientes que existem muitos usuários da Ethereum atualmente em Hetzner, e estamos discutindo internamente como podemos resolver essa situação. Se você ou quaisquer outros potenciais clientes estão inseguros se o seu caso irá violar nossos Termos de Uso, por favor, entre em contato conosco”, disse Hetzner na publicação no Reddit.

Os Termos de Uso da companhia dizem que Hetzner pode bloquear o acesso de clientes aos serviços oferecidos, caso eles não cooperem.

A fornecedora de serviços na nuvem hospeda, atualmente, 16% de todos os nós hospedeiros da Ethereum, segundo dados do Ethernodes.

Os nós hospedeiros correspodem a, aproximadamente, 62% da contagem total de nós da rede principal da Ethereum. Com isso, Hetzner está hospedando 10% da contagem de nós da Ethereum, aproximadamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Centralização da tecnologia por trás de cripto

A situação levanta novamente o problema da centralização da tecnologia envolvendo criptomoedas. Fornecedores de serviços de infraestrutura, tanto do mercado tradicional quanto nativos em cripto, tendem a ser centralizados.

Por isso, esses fornecedores apresentam pontos únicos de falha para aplicações cripto, caso tenham problemas inesperados ou descontinuem os serviços oferecidos.

Fornecedores de tecnologia descentralizados capazes de suportar o atual tamanho do mundo cripto ainda não existem.

Fornecedores de infraestrutura centralizados nativos em cripto, como Infura, sofreram diversas quedas no passado. Essas quedas causaram disrupções temporárias em aplicativos cripto, como MetaMask.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblock@moneytimes.com.br