Tecnologia

Empresa lança token de rastreamento em Cingapura para conter a propagação da Covid-19

24 jun 2020, 15:04 - atualizado em 24 jun 2020, 15:09
Celular japão
Não será pequeno o suficiente para deslizar para dentro do bolso traseiro da calça, mas pode caber nos bolsos da frente e ser preso à bolsa de um usuário, acrescentou o ministro da GovTech Singapore, Janil Puthucheary (Imagem: Pixabay)

Daqui a cerca de uma semana, Cingapura vai lançar um aparelho portátil de rastreamento de contatos para ajudar a conter a propagação da Covid-19. O pequeno aparelho poderá ser oferecido em cores diferentes.

O primeiro lote do dispositivo, chamado TraceTogether Token, terá uma bateria que pode durar nove meses, disse o ministro da GovTech Singapore, Janil Puthucheary, em entrevista na quarta-feira.

Não será pequeno o suficiente para deslizar para dentro do bolso traseiro da calça, mas pode caber nos bolsos da frente e ser preso à bolsa de um usuário, acrescentou.

Janil, que comanda a agência responsável pelo desenvolvimento desses aparelhos de rastreamento de contatos, disse que o token complementará um aplicativo de celular lançado há três meses para atingir o número máximo de residentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja  a demostração do aplicativo:

Com o objetivo de alcançar 100% da população, o programa de busca de Cingapura está entre os mais ambiciosos do mundo.

Com cerca de quatro meses de pandemia, os esforços de muitos países para usar aplicativos móveis para combater o vírus praticamente pararam ou foram abandonados em meio a baixas taxas de uso e preocupações com privacidade.

Em Cingapura, cerca de 2,1 milhões de pessoas, ou cerca de 35% da população, baixaram o aplicativo TraceTogether. Embora esteja entre as taxas mais altas de adoção do mundo, ainda está abaixo dos 75% a 80% para que o rastreamento funcione efetivamente, e é por isso que o token físico está sendo introduzido como medida extra.

Cingapura retomou a maioria das atividades na semana passada, já que o governo avaliou que a situação do surto no país está sob controle.

Com mais de 42 mil casos registrados, a maioria devido a um surto entre trabalhadores estrangeiros que vivem em dormitórios apertados, autoridades disseram que é necessário um regime intenso de testes e rastreamento para reabrir a economia com segurança.