Empresa japonesa emite certificados digitais de graduação usando tecnologia blockchain
A empresa japonesa LasTrust Inc. apresentou um serviço que fornece certificados digitais de graduação no blockchain. O serviço digitaliza certificados tradicionais usando CloudCerts, uma plataforma criada para emitir certificados no blockchain.
O serviço deseja reduzir o contato pessoal ao receber certificados durante a pandemia da COVID-19.
CloudCerts é o nome de um software-as-a-service (SaaS) fornecido pela empresa. Certificados emitidos com o uso do CloudCerts são criados para incorporar a assinatura eletrônica de uma instituição educacional.
CloudCerts pode digitalizar certificados de forma segura enquanto certifica a autenticidade do original. Alunos podem enviar seus certificados de graduação a agências on-line de contratação.
Já que CloudCerts é um serviço completamente on-line, pode ser apresentado imediatamente sem custo. O processo de receber um pedido para a emissão de um certificado de um aluno até o certificado ser emitido pode demorar até cinco dias.
Visto que o conteúdo das cartas digitais de graduação são protegidas contra fraude por um blockchain, podem ser emitidas como uma cópia original, apesar de seu formato digital.
Além disso, certificados em blockchain emitidos pela empresa se aplicam ao padrão global da Blockcerts.
Certificados em blockchain compatíveis com Blockcerts foram apresentados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Universidade de Harvard. Espera-se que certificados digitalizados de graduação se torne comuns nos próximos anos.
Certificados de brinde no blockchain
Enquanto isso, Japão viu um aumento nos certificados de brinde emitidos em blockchain.
No dia 18 de junho, SBI Holdings anunciou que começaria a fornecer serviços de digitalização de certificados locais de brinde no ano fiscal de 2020 emitidos pela Sociedade de Comércio e Indústria da Cidade de Ukiha, Prefeitura de Fukuoka.
Ao digitalizar certificados de brindes, Kyushu Electric Power fornece uma plataforma ao Banco Chikuho para ajudar a digitalizar os certificados emitidos pela Sociedade de Comércio e Indústria da Cidade de Ukiha.
Usando a tecnologia blockchain, SBI emite, eletronicamente, uma parte da quantia dos certificados de brinde emitidos em papel.
SBI Holdings afirmou que irá revitalizar economias regionais conforme se adaptam a uma sociedade pós-coronavírus e aumentam a conveniência para usuários.
Também declarou que deseja reduzir o fardo relacionados à emissão de certificados locais de brindes baseados em papel e visualizar o fluxo circular da economia.
Afirma-se que SBI irá se envolver na revitalização digital usando a tecnologia blockchain em cooperação com empresas individuais. Esse tipo de atividade usando tokens destinados à revitalização de economias regionais foi testada em todo o Japão.
A Prefeitura de Gifu emitiu Sarubobo Coin, uma criptomoeda nomeada em homenagem ao mascote popular da prefeitura, enquanto Kamakura, um destino turístico popular, emitiu a moeda comunitária “Machi no Coin” para facilitar atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs).
Essas atividades poderiam acelerar em cidades locais japonesas após a pandemia do coronavírus.