Empresa de tecnologia quer dobrar vendas a cada 3 anos e expandir para América Latina
A empresa de soluções em tecnologia elétrica e industrial APS está com planos ambiciosos. Depois de mudar seu modelo de negócios para a gestão de search funds, a companhia almeja dobrar de tamanho a cada três anos, além de expandir suas operações para a América Latina.
Com vendas de R$ 165 milhões no ano passado, a meta é chegar a R$ 325 milhões em vendas até 2025. Para este ano, as estimativas giram em torno de R$ 200 milhões em vendas.
De olho nesse horizonte, a empresa investiu R$ 2 milhões para inaugurar, recentemente, um showroom em sua sede, na zona sul de São Paulo. O lugar abrange uma área de mais de 150m² e disponibiliza um simulador de realidade virtual para mostrar a aplicação das soluções de forma automatizada, visando agilidade e precisão de processos industriais.
O espaço mostra ainda motores elétricos, inversores de frequência, sistemas de proteção elétrica de baixa e média tensão, relés de proteção, sistemas de automação industrial e sistemas de segurança. Os instrumentos demonstram, em tempo real, sua aplicação em diversas plantas industriais, sendo um atrativo para seus potenciais clientes.
Saiba mais sobre a APS
De origem familiar, a APS recebeu investimentos de um search fund comandado por Luís Oliani e Luís Dearo, que passaram à frente do negócio como CEO e presidente, respectivamente. Nesse modelo de negócios que vem ganhando terreno mundialmente, os investidores – 20 no caso da APS – trabalham com um único ativo, adquirindo a totalidade da companhia.
Escolhida entre mais de mil empresas, a APS oferece produtos para eficiência energética de indústrias de grande e médio porte e é o maior distribuidor da ABB da América Latina. “Toda indústria necessita de energia elétrica para produzir, portanto, temos um amplo mercado. Em relação a motores elétricos (equipamentos que transformam energia elétrica em energia mecânica), cerca de 75% das indústrias utilizam esse tipo de equipamento, portanto, sempre será um setor aquecido da economia”, destacou o presidente da companhia, Luís Dearo.
Para fazer frente aos planos de crescimento, a empresa prevê ainda abrir duas novas filiais no Brasil. Hoje, além da sede na capital paulista, tem filiais em Parauapebas (PA), Caruaru (PE), Feira de Santana (BA), Três Lagoas (MS), e trabalha com vendedores no interior de São Paulo e em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) e Recife (PE).
“Estamos estudando abrir filiais em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Fortaleza, já está em andamento a abertura de um escritório. Tudo no primeiro semestre de 2024, no máximo”, disse o presidente. Ela acrescentou ainda que há planos de seguir para os países latino-americanos a partir do 2º semestre de 2024.
A entrada será por aquisição de alguma empresa que já opere com a ABB localmente e adicione ao grupo APS. Os possíveis alvos são Colômbia, Chile, Peru, Equador e Bolívia. “Até 2033, nosso objetivo é dobrar o faturamento da empresa a cada 3 anos”, concluiu o presidente.