Empresa de pagamentos Square irá desenvolver uma carteira de hardware para bitcoin
Square (SQ), empresa de pagamentos liderada por Jack Dorsey, CEO do Twitter (TWTR34), confirmou que desenvolverá uma carteira de hardware de bitcoin (BTC). A decisão vem um mês após Dorsey comentar que a Square considerava criar uma carteira.
We have decided to build a hardware wallet and service to make bitcoin custody more mainstream. We’ll continue to ask and answer questions in the open. This community’s response to our thread about this project has been awesome – encouraging, generous, collaborative, & inspiring. https://t.co/CHf9hAmKnn
— Jesse Dorogusker (@JesseDorogusker) July 8, 2021
“Decidimos desenvolver uma carteira de hardware e um serviço para popularizar a custódia de bitcoins”, tuitou Jesse Dorogusker, líder de hardware na Square, ontem (8). Dorsey confirmou a notícia em um outro tuíte.
We’re doing it #Bitcoin https://t.co/IwbKuBoXGv
— jack (@jack) July 8, 2021
Uma carteira pessoal de hardware é não custodial, ou seja, investidores cripto têm controle de suas próprias chaves privadas — palavras-chave que servem como um tipo de senha de acesso aos fundos — em vez de permitir que terceiros, como corretoras de criptomoedas, fiquem sob responsabilidade das chaves.
A carteira irá oferecer transações multiassinatura (ou “multisig”), que exigem que duas ou mais chaves privadas assinem e enviem uma transação.
Mais especificamente, Dorogusker disse que as opções multisig serão usadas para permitir a “autocustódia assistida”. Isso sugere que a Square pode ter um papel no processamento de chaves.
Dorogusker acrescentou que a carteira irá priorizar o uso móvel, ou seja, pretende integrá-la com celulares. A Square planeja distribuir globalmente o novo serviço.
Para esse fim, a Square está montando uma equipe e contratando pessoas para cargos no setor de hardware, software, segurança e comercial.
A equipe será comandada por Max Guise, líder de segunda de hardware da Square. Já Thomas Templeton, diretor geral de hardware da Square, também irá ajudar a desenvolver a equipe.
O amor de Dorsey pelo bitcoin
O amor de Dorsey pelo bitcoin não é segredo; a biografia no perfil do Twitter do bilionário só tem uma coisa escrita: “#bitcoin”.
Recentemente, Dorsey disse que ele estaria trabalhando no desenvolvimento do bitcoin se já não trabalhasse na Square e no Twitter.
Jack Dorsey in Miami: “If I were not working at Square or Twitter I’d be working on Bitcoin” pic.twitter.com/qzqssqAUd1
— Rob Wile (@rjwile) June 4, 2021
A carteira de hardware de bitcoin da Square não será o primeiro produto cripto da empresa. Seu Cash App já permite que usuários comprem e vendam bitcoin, e essa linha de negócio tem sido o grande chamariz de dinheiro da empresa.
A Square gerou uma receita em bitcoin de US$ 3,51 bilhões e um lucro bruto em bitcoin de US$ 75 milhões durante o primeiro trimestre deste ano. A empresa também possui bitcoin em suas reservas.
Além disso, a empresa criou um conselho cripto com outras grandes empresas para pressionar legisladores. Além disso, a Square está desenvolvendo uma fazenda de mineração de bitcoin 100% alimentada por energia solar nos EUA, em parceria com a Blockstream.
Além da Square, seu serviço de streaming de músicas Tidal também parece ter interesse no setor cripto. Recentemente, a empresa disse que pode começar a testar tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), possivelmente como uma forma de compensar artistas.
Twitter, empresa-irmã da Square, também distribuiu 140 NFTs para usuários aleatórios. Mas isso significa que Dorsey também pode começar a adquirir ether (ETH), já que esses ativos exclusivos foram desenvolvidos na rede Ethereum? Provavelmente, não.
No.
— jack (@jack) June 30, 2021