BusinessTimes

Empresa de mobilidade urbana foca no interior do Brasil e fatura R$ 6,2 milhões em 2021

26 jan 2022, 15:06 - atualizado em 28 jan 2022, 16:49
UbizCar Sócios
Alécio Cavalcante e Lucas Alencar fundaram a UbizCar em 2017 com foco nas cidades do interior do Brasil (Imagem: UbizCar/Divulgação)

Alécio Cavalcante conheceu os serviços da Uber (UBER; U1BE34) em 2014, pouco tempo depois da empresa chegar ao Brasil. Empreendedor desde jovem, logo pensou na falta que serviços de mobilidade urbana faziam em pequenas cidades do interior.

A ideia surgiu, mas foi apenas em 2017 que nasceu a UbizCar – um serviço multiplataforma de mobilidade completamente voltado para pequenas cidades interioranas.

O primeiro local de atuação da nova empresa foi em Parnaíba, no Piauí, cidade de origem do próprio Alécio. Com o tempo, as operações foram ganhando força e hoje estão presentes em 18 cidades. As perspectivas de expansão para 2022 são mais 20 novas localidades.

Apesar de aplicativos de mobilidade “fazerem muita falta no dia a dia”, de acordo com Alécio, o início das atividades da empresa foram marcados por uma certa resistência da população. “Em cidades do interior, as pessoas frequentam o mesmo mercado todos os dias e cortam o cabelo no mesmo salão há 15 anos. A cultura da fidelidade é algo muito forte”, afirmou.

Para o empresário, a introdução de novos negócios em regiões mais afastadas precisa ser gradual, respeitando os costumes e empreendimentos locais.  Mesmo assim, “apesar de tudo, a população ainda é muito aberta às mudanças e à inovação”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se tornando parte

Os desafios enfrentados pelo empresário piauiense e sua equipe de implementação são os mais diversos possíveis. Ao entrar em uma nova cidade, a UbizCar precisa lidar desde a falta de costume da população com aplicações tecnológicas até as dúvidas sobre a segurança de seus serviços.

Entretanto, mesmo com uma extensa lista de problemas a serem solucionados, para Alécio a resposta para maior parte dessas questões é muito simples: “As pessoas precisam ver você para sentir confiança”, declarou.

É por essa razão que a UbizCar trabalha com o modelo de franquias. “Através dos franqueados nós inauguramos uma sede local em cada cidade que atuamos. Além disso, podemos incorporar um pouco da cultural de cada região nos nossos serviços”, ressaltou.

A empresa de mobilidade tem se expandido com rapidez ao decorrer de todo país (Imagem: UbizCar/Divulgação)

Por conta dessa proximidade com a comunidade, os serviços da empresa se tornam cada vez mais personalizados para a população. O uso de uniformes pelos motoristas, por exemplo, é parte das medidas que tornaram o serviço ser mais acolhido pelos usuários com ressalvas acerca de segurança.

Ao mesmo tempo, flexibilidade e adaptação são palavras-chave para o sucesso dos negócios. Em Barreiras, na Bahia, a calça do uniforme foi alterada para uma simples bermuda – que atendia melhor os motoristas da região que conta com altas temperaturas.

Já em Mariana, em Minas Gerais, os carros da frota foram customizados com pontos históricos da cidade e o marketing desenvolvido com influenciadores digitais da região. Os resultados na cidade foram um dos melhores do ano, de acordo com dados da empresa.

A UbizCar encerra o exercício de 2021 com um faturamento total de R$ 6,2 milhões comprovando que em um ecossistema repleto de possibilidades, se destacam os negócios que transformam aparentes obstáculos em novas oportunidades.