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Empresa de entregas Getir compra rival Gorillas por US$ 1,2 bilhão

09 dez 2022, 14:32 - atualizado em 09 dez 2022, 14:32
Getir
“O movimento destaca que a Getir está liderando a consolidação”, disse a empresa em comunicado (Imagem: Facebook/getir)

A empresa turca Getir comprou a rival alemã Gorillas num negócio de 1,2 bilhão de dólares que funde duas empresas na Europa que entregam compras de supermercados.

O preço do negócio caiu drasticamente em relação à avaliação de 2,1 bilhões de dólares da Gorillas em sua rodada de captação anterior em 2021 – enquanto empresas tentam obter lucratividade, unir forças ou desistir.

“O movimento destaca que a Getir está liderando a consolidação”, disse a empresa em comunicado.

O Gorillas não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. O grupo unificado competirá com a alemã Flink e a norte-americana GoPuff, bem como com grandes empresas de entrega de refeições que também entregam mantimentos.

O Financial Times, citando fontes, disse que o acordo avaliou o grupo combinado em 10 bilhões de dólares.

No começo de 2022, a Getir fechou investimento de 768 milhões de dólares liderado pelo investidor Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, que avaliou a empresa em cerca de 12 bilhões de dólares.

O Financial Times também disse que cortes de empregos são esperados como parte do acordo devido à sobreposição considerável na rede de supermercados das duas empresas.

A Getir, fundada em 2016, foi uma das primeiras empresas a testar o modelo de comércio rápido com o apoio de empresas como Sequoia e Tiger Global.

Ela triplicou as vendas em 2021, mas lutou para levantar capital no início de 2022 e demitiu 300 pessoas, reduzindo pela metade sua equipe administrativa. Ela mudou o foco da rápida expansão para meta de lucro até 2023 antes de entrar em negociações com a Getir.

O modelo de entregas rápidas de supermercado tem altos custos, pois as empresas precisam pagar mensageiros e alugar espaço para centros de distribuição nos centros das cidades.

Analistas dizem que o setor enfrenta desafios adicionais na Europa, já que os compradores cortam custos em meio a um aperto no custo de vida.