Empreendedorismo e maternidade: veja como superar os desafios e aproveitar vantagens
O empreendedorismo e a maternidade apresentam muitos desafios para mulheres com jornadas múltiplas. Viver ambas as experiências pode levar as mulheres a enfrentarem muitas dificuldades.
De acordo com o Sebrae, 74% das empreendedoras brasileiras são mães. Além disso, 68% começaram a empreender depois de terem filho.
No entanto, as mulheres ainda são as que tem menos acesso a programas de aceleração e aporte em seus negócios, conforme aponta o Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental.
- Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Superando desafios
Em meio as dificuldades, mulheres empreendedoras e mães compartilham sua experiência e formas de superar os desafios. Confira as declarações de executivas, enviadas ao Money Times.
“O empreendedorismo anda de mãos dadas com a criatividade e a inovação, e se tivermos que definir um gênero que tem por definição essas duas características, seria a mulher. Nós, mulheres, criamos essas competências por necessidade que hoje são exigências no mercado de trabalho e no empreendedorismo”, afirma Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza.
- Dedicação
A CEO da rede Cicatrimed, Bianca Oliveira, comenta que passou por preconceitos, mas que sua dedicação fez com que superasse as dificuldades.
“A vida da mulher profissional e que empreende é um desafio, mas mesmo com todas as tarefas de mãe, mulher e médica, o empreendedorismo me fazem querer inovar e fiz disso um hábito em minha vida. Esbarrei em machismos e preconceitos”, afirma Bianca. “Não acredito em caminhos mais fáceis, mas em uma trajetória de sucesso que exige muito suor, trabalho, estudo e dedicação”, completa a CEO.
- Organização
Para Monique Rodrigues, CEO da rede Clinicão, a organização é um ponto importante para enfrentar os desafios.
“O desafio de empreender é ainda maior para nós mulheres e mães, ao ter que gerenciar a nossa carreira profissional e função materna. Infelizmente, a responsabilidade dos cuidados com a prole ainda recai mais sobre as mulheres. Para mim, o que me ajudou a atender a todos estes aspectos foi a organização, e acredito que meus filhos têm orgulho de ver a mãe deles empreendendo e gerando emprego e renda”, revela Monique.
- Franquias e Flexibilidade
Além disso, tornar-se uma franqueada de outras empresas pode ser uma boa solução para mães empreendedoras. Rafaela Bovo, franqueada de uma loja de conveniência ressalta a flexibilidade como ponto positivo. “A franquia é perfeita para que consigamos cuidar da Helena [filha] e trabalhar com muita dedicação”.
Para Ana Amoedo, franqueada da The B-Burgers, também aponta a flexibilidade como uma vantagem do empreendedorismo. “A franquia proporciona essa flexibilidade, até porque as lojas são em shopping e são mais de 14 horas de trabalho diário, de segunda a domingo. Então, é preciso contar com uma boa equipe que, quando bem treinada, dá todo o apoio que precisamos. Assim, é possível ser mãe também”, diz ela.